Meio Ambiente

Estado de Minas promove formação gratuita para profissionais do meio ambiente

Desenvolvida com a proposta de romper barreiras geográficas e oferecer aos servidores do meio ambiente e parceiros externos formação contínua, a plataforma Trilhas do Saber – Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) oferece cursos gratuitos a distância (EAD). O conteúdo colabora para a preservação e melhoria da qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável em Minas.

A ferramenta disponibiliza formações semipresenciais ou totalmente a distância (EAD), além de repositório de conteúdo de cursos presenciais.

“O ambiente dos cursos evoluiu em performance e design, com atividades e recursos mais dinâmicos, o que permitiu uma melhor interatividade do usuário com a plataforma, tanto na disponibilização dos cursos, quanto na organização dos materiais de apoio”, destaca a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Semad, Flávia Danielle Mendes.

Conteúdo

Os 150 cursos do portfólio, tanto para o público interno quanto externo, estão organizados em seis categorias, com temas alinhados às demandas das unidades administrativas e objetivo de promover o conhecimento e o desenvolvimento das competências técnicas, essências e gerenciais.

Em 2021, ainda em um cenário de pandemia, quando grande parte da equipe trabalhou em regime especial de teletrabalho, capacitações na modalidade EAD continuaram a ser ministradas, com destaque para os cursos de Educação Ambiental, Fiscalização Ambiental e Práticas dos Comitês de Bacia.

Entre os diversos cursos disponibilizados na modalidade EAD, muitos apresentam conteúdos relacionados ao desenvolvimento do servidor como ICMS Ecológico; Fiscalização Ambiental; Sensoriamento Remoto, Formação de Instrutores em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e cursos desenvolvidos em parceria com o Igam para a capacitação dos membros de Comitê de Bacia Hidrográfica, entre outros.

Destaque

Considerando os cursos oferecidos, o “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias” foi procurado por mais de 5 mil pessoas no ano passado.

O conteúdo é voltado para professores, analistas, gestores e dirigentes públicos, dirigentes de ONGs e alunos do ensino médio e universitários, e tem o objetivo de compartilhar informações fundamentais relacionadas ao processo de educar e formar cidadãos ambientalmente responsáveis.

Analista ambiental da Semad e organizador do curso, Ricardo Cottini reforça a importância da capacitação para a formação de professores que trabalham nas escolas selecionadas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. “O programa promove a capacitação dos professores na temática educação ambiental, além da realização de atividades práticas com os alunos. Oferecido pela Semad, apresenta informações qualificadas e recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados, favorecendo o trabalho do professor em sala de aula”, disse.

O curso alcançou importante marca na primeira turma. no ano de 2022, com 5.172 inscrições realizadas em aproximadamente 20 estados brasileiros, registrando uma adesão recorde entre todas as edições do treinamento. Atualmente, mais de 12 mil pessoas, dos mais diversos públicos, já participaram da formação.

A Universidade Corporativa do Sisema se configura como ferramenta estratégica para a gestão do conhecimento no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o compromisso de fortalecer a gestão de pessoas por competências e desenvolvimento institucional.

Para saber mais sobre os cursos disponíveis, clique aqui.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Médicos reafirmam eficácia da mamografia para prevenir câncer de mama

Em meio à repercussão de depoimentos médicos, divulgados em redes sociais, que questionam a eficácia…

14 horas ago

MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas

O Ministério da Educação (MEC) fará uma prova única para ajudar estados e municípios a…

15 horas ago

Outubro Rosa: Força-tarefa de reconstrução mamária leva autoestima para mais de 60 mulheres

“Mudou muito a minha autoestima. Posso ficar despreocupada em usar uma roupa sem sutiã, sem…

19 horas ago

Aplicativo auxilia famílias nos cuidados com crianças com câncer

Uma parceria desenvolvida entre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e a…

19 horas ago

Minas Gerais intensifica ações e utiliza até drones para enfrentar novo período sazonal das arboviroses

Minas Gerais está oficialmente no período chuvoso, época mais propícia à proliferação do Aedes aegypti,…

20 horas ago