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quinta-feira, novembro 21, 2024
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    Encontro sobre Mobilidade Urbana no TCDF debate integração e redução do valor das passagens entre DF e Entorno

    O Tribunal de Contas do Distrito Federal reuniu autoridades, gestores e especialistas para discutir a integração do transporte entre o DF e o Entorno, utilizado por cerca de 225 mil pessoas diariamente. O debate ocorreu durante o Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana, organizado pela Escola de Contas (Escon) do TCDF com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB).  

    Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dos 58,7 milhões de passageiros anuais do transporte semiurbano interestadual​ de todo o país, 55,35 milhões são do Entorno do DF, o que representa 94,30%. O transporte urbano no território do Distrito Federal é de responsabilidade do Governo do DF (GDF), enquanto nos municípios do Entorno cabe a cada um dos governos municipais. Mas, entre o DF e essas cidades limítrofes a atribuição é da União, por meio da ANTT. Para os especialistas, essa repartição de competências gera prejuízos à população, tais como viagens demasiadamente longas e sobreposição de tarifas.  

    O coordenador de Fiscalização e Operação de Rodovias da ANTT, Anderson Bellas, apresentou o panorama dos estudos realizados pelo Grupo de Trabalho sobre Transporte Público no DF e Entorno, sob sua coordenação. Anderson apontou como um dos principais desafios para a criação de uma estrutura compartilhada do transporte no DF e Entorno a necessidade de interligação dos sistemas de tecnologia. Ele também defendeu mais investimentos, implantação e melhorias dos terminais existentes, além do redimensionamento de linhas internas do GDF.  

    O coordenador do GT também ressaltou que praticamente não existem sistemas de transporte em regiões urbanas não subsidiados pelos governos. Isso acontece porque as tarifas ficam muito altas e a população não consegue arcar com os custos. Curiosamente, o transporte entre o Distrito Federal e o Entorno não tem subsídios. E, de acordo com a legislação vigente, a ANTT reajusta as tarifas anualmente. 

    O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob/DF), Zeno José Andrade Gonçalves, destacou que o Plano Piloto recebe diariamente 1 milhão de visitantes. Segundo o secretário, metade desses visitantes se desloca em carros particulares em cerca de 350 mil automóveis, que não pagam para estacionar em áreas públicas. Nesse sentido, o titular da Semob/DF defendeu a cobrança de estacionamentos na área central de Brasília como forma de incentivar a utilização do transporte público. Ele ainda lembrou que o DF não tem elevado o preço da passagem, o que mantém o poder de compra do salário do trabalhador. 

    Por fim, o titular da Semob/DF citou que os próximos desafios para melhorar o transporte público entre o Distrito Federal e o Entorno do DF são expandir o BRT Sul até Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental; o BRT Oeste até Santo Antônio do Descoberto; o BRT Norte até Formosa; o BRT Leste até o Jardim ABC; e projetar, junto ao Governo Federal, um trem de subúrbio até Águas Lindas, integrado à Estação do Metrô em Ceilândia. 

    Caroline Fleury de Lima, secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, do Governo de Goiás, também defendeu a integração e governança entre Distrito Federal, municípios e União para a melhoria dos serviços de transporte público. Caroline ressaltou que cerca de 224 mil pessoas se deslocam diariamente de cidades goianas vizinhas para o DF, gastando cerca de 4 horas por dia nesse processo.  

    Felipe Ricardo da Costa Freitas, superintendente de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros da ANTT, reforçou a necessidade de governança, planejamento, transparência e fiscalização em tempo real do sistema.  

    Sobre o Grupo de Trabalho do Entorno:

    O GT do Entorno foi criado em fevereiro deste ano para propor ações de gestão para o transporte coletivo semiurbano de passageiros na região do Distrito Federal e cidades do Entorno de Goiás.  

    O grupo tem o objetivo de: estudar soluções de gestão do sistema de transportes; acompanhar a Política tarifária do setor de transportes semiurbano do Entorno; e estudar a necessidade de revisão de modelo institucional de responsabilidades entre os entes federativos. 

    SourceTCDF


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

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