No fim do mês de outubro de 2023, os municípios de Bonfinópolis de Minas, Cabeceira Grande, Dom Bosco, e Uruana de Minas, participaram de um evento para capacitar os gestores e os técnicos responsáveis pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), Ficha de Programação Orçamentária (FPO), e Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), já que estes municípios assumiram a Gestão de Prestadores de Serviços de Saúde.
O objetivo foi capacitar os municípios para assumir o controle da gestão dos prestadores de serviços de saúde de média e alta complexidade em seus respectivos territórios. Isso envolveu a transferência de responsabilidades e da autonomia administrativa e financeira para os municípios, permitindo que eles tomem decisões estratégicas e otimizem o uso dos recursos públicos.
Os participantes da capacitação adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para administrar com excelência os recursos públicos, além de fornecer serviços de saúde de alta qualidade, promovendo a cidadania e a excelência na assistência médica.
“Agora, esses municípios estão prontos para assumir a responsabilidade pela gestão dos prestadores de serviços de saúde em seus territórios”, disse a coordenadora de regulação da GRS Unaí, Leila Faria. Segundo ela, espera-se que essa mudança traga melhorias significativas na qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos municípios e que promova o bem-estar de seus cidadãos. “A capacitação foi um passo importante nesse caminho,” finalizou a coordenadora.
A partir deste mês de novembro, esses municípios já assumem a gestão de seus prestadores de serviços de saúde. Isso marca o início de uma nova autonomia administrativa e financeira, permitindo que eles atendam às necessidades específicas de seus municípios de forma mais eficiente.