Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), lança a campanha “Embarque Numa Boa: segurança e respeito em cada inspeção”. O objetivo é informar e conscientizar os passageiros sobre os procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos brasileiros. A iniciativa, que ocorre ao longo de dezembro e janeiro, vai reforçar a importância da colaboração de todos durante os processos de segurança, fundamentais para garantir a proteção de viajantes e do setor aéreo.
Outro objetivo é fornecer informações detalhadas sobre como as inspeções de segurança são realizadas, desde o uso dos pórticos detectores de metais, raio-x para inspeção de malas e mochilas, até a seleção aleatória do usuário para a busca manual, que é a revista minuciosa do passageiro e dos seus pertences. O material informativo traz orientações e cuidados especiais para a revista de crianças, animais de estimação e passageiros com necessidade de atendimento especial.
Casos Abusivos
A campanha explica quais são os procedimentos padronizados ao mesmo tempo em que se permite identificar possíveis situações realizadas de forma abusiva ou fora do padrão, ajudando a identificar casos de racismo e discriminação
Reconhecimento Internacional
A Anac é a responsável por estabelecer as regras de segurança que devem ser aplicadas no momento da inspeção pelos Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac). Esse profissional é certificado pela Agência, de acordo com padrões de treinamento e desempenho, para realização dos procedimentos de inspeção e garantir a segurança nos aeroportos. Os procedimentos normatizados são reconhecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), e o Brasil é reconhecido como um dos países com maior nível de segurança do mundo.
Respeito à Diversidade
A campanha é uma ferramenta para assegurar que todos os passageiros sejam tratados com respeito, independentemente de raça, gênero, religião ou aparência física.
Parceria Ministerial
Desenvolvida em parceria com os ministérios da Igualdade Racial (MIR), das Mulheres (MMulheres), do Turismo (Mtur), dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e de Portos e Aeroportos (Mpor), concessionárias de aeroportos, empresas aéreas e associações do setor, a iniciativa reflete o compromisso da promoção de um ambiente seguro e livre de preconceitos. O projeto integra o programa da Anac Asas para Todos, voltado à diversidade, inclusão e formação no setor aéreo.
Para mais informações, acesse o hotsite da campanha “Embarque Numa Boa: segurança e respeito em cada inspeção” e fique por dentro das iniciativas que buscam garantir sua segurança e conforto ao viajar.