O Curso Técnico de Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) – projeto social da Escola do Sebrae que oferece formação técnica empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios para estudantes e egressos do Ensino Médio da rede pública – terá uma expansão recorde no segundo semestre de 2025. A partir de julho, o número de escolas com a metodologia do NEJ saltará de 23 para 202, abrindo mais de 5 mil vagas em Minas Gerais e no estado de Roraima. Confira aqui a lista de escolas que ofertarão o curso.
Das 177 novas unidades do NEJ, 170 são escolas da rede estadual de Minas Gerais. As novas turmas serão abertas em 147 municípios, como resultado da parceria com a Secretaria de Estado de Educação. No Norte de Minas serão contempladas 15 escolas em 11 cidades. Os municípios que receberão o NEJ são Montes Claros, Bocaiuva, Janaúba, Jaíba, Espinosa, Porteirinha, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Januária e Itacarambi.
Em Roraima, duas escolas estaduais nas cidades de Boa Vista e Caracaraí irão se somar à rede NEJ, por meio de uma parceria com o Sebrae e a Secretaria de Educação daquele estado. “Estamos unindo forças com parceiros que acreditam e investem na educação empreendedora como um dos principais mecanismos de transformação social”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Metodologia inovadora
Fundado em 2010, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) já formou cerca de 4,2 mil estudantes em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Atualmente, o projeto tem turmas em andamento em Uberaba, Ibirité, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Contagem, Sarzedo, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Natalândia, Patos de Minas, Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).
O Curso Técnico é voltado para egressos ou estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e tem duração de um ano. Por meio de uma metodologia de projetos pioneira e inovadora da Escola do Sebrae, que alia teoria e prática, os estudantes são instigados a aprimorar habilidades e competências empreendedoras – como autonomia, protagonismo e consciência social – e de gestão. “Nosso objetivo é transformar estudantes em cidadãos empreendedores, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida”, reforça Douglas Cabido, diretor Técnico do Sebrae Minas.
Impactos do NEJ
64% dos estudantes ingressam no mercado de trabalho;
58% continuam seus estudos;
94% declaram que o curso teve um alto impacto em sua vida pessoal e 88% em sua vida profissional.
Escolas – 2º semestre
EE DELVITO ALVES DA SILVAUNAÍ
EE MARIA ASSUNESUNAÍ
EE VIRGÍLIO DE MELO FRANCOUNAÍ
EE PADRE JOÃO VIEIRA DA FONSECABOA ESPERANÇA
EE PROFESSOR DANIEL FERREIRA DIASCAMPOS GERAIS
EE PROFESSORA CELINA DE REZENDE VILELACORDISLÂNDIA
EE GODOFREDO RANGELTRÊS CORAÇÕES
INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS COQUEIRAL
MONSENHOR PAULO
PARAGUAÇU
SANTANA DA VARGEM
TRÊS PONTAS
INSTITUTO FEDERALDIVINÓPOLIS
ESTADO DE RORAIMA
ESCOLA CASTELO BRANCOCARACARAÍ
ESCOLA ESTADUAL MAJOR ALCIDESBOA VISTA