20.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 18, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Secretaria de Educação reforça mobilização das escolas para coleta de dados para o Censo Escolar 2025

    Gestores escolares de todas as escolas de Minas Gerais, públicas e privadas, devem ficar atentos ao prazo para a primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar 2025. As informações, que são fundamentais para o planejamento das políticas públicas educacionais, devem ser inseridas no sistema Educacenso, do Governo Federal, até o dia 6/8.

    Em Minas, a mobilização das escolas é conduzida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Subsecretaria de Articulação Educacional. Desde o início da coleta, a pasta tem reforçado as orientações junto às redes de ensino para garantir a qualidade e a fidedignidade dos dados declarados. Uma live promovida pela Coordenação Estadual no “Dia D do Censo Escolar” está disponível para consulta e apoio aos gestores escolares.

    “Realizar o Censo Escolar da Educação Básica é garantir, por meio das informações fidedignas coletadas nesta tão importante pesquisa educacional, que políticas públicas sejam implementadas”, diz a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick, responsável pela Coordenação do Censo Escolar em nosso Estado.

    A superintendente ainda chama a atenção para o término do período da coleta e para a importância dos dados produzidos nesta etapa para garantia da realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Minas.

    A coleta do Censo Escolar é dividida em duas etapas: Matrícula Inicial e Situação do Aluno. Neste primeiro momento, são reunidos dados sobre escolas, turmas, estudantes, gestores e profissionais da educação em sala de aula. Já no segundo momento, a situação de movimento e rendimento dos estudantes matriculados nas escolas de Minas Gerais na data base do censo, sempre na última quarta-feira do mês de maio.

    Censo e avaliação educacional

    Os dados do Censo Escolar também são determinantes para a aplicação do Saeb, coordenado pelo Inep. A partir dessas informações, são definidos, por exemplo, o número de estudantes participantes e a quantidade de provas a serem impressas.

    É com base no Censo Escolar e no Saeb que são calculados indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as taxas de rendimento, fluxo escolar e distorção idade-série. Esses indicadores orientam o planejamento e a execução de políticas públicas educacionais, como a distribuição da merenda escolar, os programas de transporte de estudantes e o fornecimento de livros didáticos.

    Sobre o Censo Escolar

    Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil. O levantamento abrange todas as etapas e modalidades de ensino: Educação Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES