20.5 C
Brasília
sexta-feira, setembro 26, 2025
Mais...

    Minas Gerais adota sistema para identificar local de quem fizer chamadas de emergência

    O Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (26/9), a utilização de uma nova ferramenta que permite obter de forma precisa e automática o ponto de partida das chamadas de emergência feitas por celular para o 190 da Polícia Militar (PMMG), o 197 da Polícia Civil (PCMG) ou o 193 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG).

    O Sistema de Localização (Siloc) facilitará o atendimento de chamadas feitas por crianças, idosos ou pessoas que tenham dificuldade em informar o endereço onde estão e permitirá, também, localizar pessoas perdidas em trilhas, além de coibir eventuais trotes.

    Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), em parceria com as Forças de Segurança do Estado, o Siloc é um sistema web que visa aprimorar o atendimento de chamadas de emergência, recebendo e exibindo as informações em tempo real da geolocalização das ligações originadas de dispositivos móveis.

    Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a adoção do Siloc demonstra o compromisso estratégico do Governo de Minas com a transformação digital e a governança baseada em dados, alinhada às melhores práticas de gestão pública e aos marcos regulatórios nacionais.

    “Trata-se de um passo essencial para consolidar um modelo de segurança pública mais proativo, preventivo e centrado no cidadão, garantindo que Minas Gerais continue sendo referência nacional em inovação e eficiência no atendimento de emergências”, destaca Rogério Greco.

    A nova ferramenta já está sendo utilizada pelos atendentes do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad), localizado na Cidade Administrativa, onde são recebidas as chamadas de emergência das três Forças de Segurança.

    Como funciona

    O Siloc utiliza a tecnologia AML (sigla para localização móvel avançada, em inglês), serviço de localização de emergência gratuito e instantâneo para smartphones, que cruza dados de GPS, wi-fi e torres de celular para enviar a localização precisa do aparelho que ligar para um dos serviços de emergência. O sistema é acionado automaticamente e funciona em dispositivos Android e iOS, sem necessidade de aplicativos adicionais.

    O celular usado na chamada tem sua localização ativada automaticamente, sendo os dados enviados à central de atendimento de emergência. Os atendentes recebem a geolocalização em tempo real, viabilizando um despacho mais rápido das equipes. As principais vantagens são a precisão das informações, o que reduz o tempo de resposta para situações críticas e emergências. A capacidade do sistema de funcionar mesmo em áreas com pouca cobertura viabiliza o envio de informações via SMS, favorecendo o socorro a pessoas perdidas em matas ou trilhas ecológicas.

    Números

    A Polícia Civil de Minas recebeu um total de 117.288 chamadas de emergência feitas ao telefone 197, somente entre janeiro e agosto deste ano. Pela Polícia Militar, o total de acionamentos recebidos pelo 190, no mesmo período, foi de 2,3 milhões de ligações.

    Já o Corpo de Bombeiros recebeu em média 1,2 mil chamadas diárias de emergência pelo número 193, somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, os períodos de estiagem chegam a ter o pico de 3 mil chamadas por dia. Há ainda uma média de 70 atendimentos mensais, de vítimas perdidas em mata ou trilhas no estado.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES