Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundación Mapfre, por meio do projeto Viver com Saúde, realizou, nessa terça-feira (22/8), o primeiro Webinário de Saúde Mental e Emocional nas Escolas.
Com mais de mil expectadores, a live trouxe a proposta do curso Saúde Mental e Emocional na Escola como formação para professores e gestores escolares a diferenciarem transtornos mentais de questões de saúde mental, como autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
O webinário introduziu aos servidores teorias acerca da saúde mental e a sua importância, explicações sobre a mente e sobre a relação da escola com a saúde mental.
A saúde mental do educador também foi colocada como ponto igualmente sensível no contexto escolar, tema que será abordado ao longo da formação.
“Entendemos que podemos colaborar com a saúde mental de toda rede, falando do adoecimento no trabalho”, reforçou o coordenador, Anderson Rosa.
Por meio da relação entre escola e saúde mental, uma dinâmica foi proposta com a participação dos educadores presentes ao vivo, por meio de link. As palavras mais citadas pelos educadores na dinâmica ficaram em evidência: acolhimento, empatia, ansiedade e preocupação lideraram o ranking.
Segundo a psicopedagoga Alcione Marques, a dinâmica trouxe “um pouco da representação da relação entre a escola e a saúde mental que está na cabeça de todos nós”. De acordo com ela, a proposta é que durante a formação os educadores possam repensar a relação estabelecida entre a escola e o tema da saúde mental.
O curso
A formação, que estará disponível em dois módulos para os educadores, busca estabelecer as relações entre saúde mental e o contexto escolar. O objetivo é compartilhar conhecimentos qualificados sobre saúde mental e emocional de crianças e adolescentes, contribuindo para que as escolas cumpram objetivos educacionais.
O curso será dividido em dois módulos, que serão disponibilizados na plataforma da Escola de Formação a partir da segunda quinzena de setembro, com o primeiro módulo: Entendendo a Saúde Mental nas Escolas.
O segundo módulo, Comportamentos Autodestrutivos, será disponibilizado em meados de outubro. Os professores receberão avaliações e serão consultados sobre pontos que julgam importantes para serem abordados em módulos posteriores.
A live está disponível no canal do Youtube Estúdio Educação neste link.
Quem passa pela plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, no coração de Brasília, agora…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), a…
O pequeno Luca saiu da Maternidade Odete Valadares (MOV), em Belo Horizonte, de braços dados…
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 de janeiro…
Você deve ter percebido que, desde o início de janeiro, a sua conta de energia…
As redes sociais foram inundadas nesta segunda-feira (26) com notícias falsas de que o Instituto…