20.5 C
Brasília
domingo, maio 19, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Secretaria de Educação realiza 1º Webinário de Saúde Mental e Emocional nas Escolas

    A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundación Mapfre, por meio do projeto Viver com Saúde, realizou, nessa terça-feira (22/8), o primeiro Webinário de Saúde Mental e Emocional nas Escolas.

    Com mais de mil expectadores, a live trouxe a proposta do curso Saúde Mental e Emocional na Escola como formação para professores e gestores escolares a diferenciarem transtornos mentais de questões de saúde mental, como autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

    O webinário introduziu aos servidores teorias acerca da saúde mental e a sua importância, explicações sobre a mente e sobre a relação da escola com a saúde mental.

    A saúde mental do educador também foi colocada como ponto igualmente sensível no contexto escolar, tema que será abordado ao longo da formação.

    “Entendemos que podemos colaborar com a saúde mental de toda rede, falando do adoecimento no trabalho”, reforçou o coordenador, Anderson Rosa.

    Por meio da relação entre escola e saúde mental, uma dinâmica foi proposta com a participação dos educadores presentes ao vivo, por meio de link. As palavras mais citadas pelos educadores na dinâmica ficaram em evidência: acolhimento, empatia, ansiedade e preocupação lideraram o ranking.

    Segundo a psicopedagoga Alcione Marques, a dinâmica trouxe “um pouco da representação da relação entre a escola e a saúde mental que está na cabeça de todos nós”. De acordo com ela, a proposta é que durante a formação os educadores possam repensar a relação estabelecida entre a escola e o tema da saúde mental.

    O curso

    A formação, que estará disponível em dois módulos para os educadores, busca estabelecer as relações entre saúde mental e o contexto escolar. O objetivo é compartilhar conhecimentos qualificados sobre saúde mental e emocional de crianças e adolescentes, contribuindo para que as escolas cumpram objetivos educacionais.

    O curso será dividido em dois módulos, que serão disponibilizados na plataforma da Escola de Formação a partir da segunda quinzena de setembro, com o primeiro módulo: Entendendo a Saúde Mental nas Escolas.

    O segundo módulo, Comportamentos Autodestrutivos, será disponibilizado em meados de outubro. Os professores receberão avaliações e serão consultados sobre pontos que julgam importantes para serem abordados em módulos posteriores.

    A live está disponível no canal do Youtube Estúdio Educação neste link.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES