Foto: Arquivo/Agência Brasil
Durante a 21ª edição da Semana do Pescado, que vai até 15/9 em todo o país, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), intensifica ações educativas nos municípios de Gurinhatã, Ituiutaba e Santa Vitória, no Triângulo Mineiro.
O objetivo é destacar a importância da fiscalização da produção, do registro e da inspeção higiênico-sanitária dos estabelecimentos que processam pescado no estado, atividades essenciais para garantir a segurança alimentar e a proteção da economia estadual.
Minas Gerais ocupa posição de destaque no cenário nacional, sendo o terceiro maior produtor de tilápia do Brasil, com produção anual de quase 36 toneladas, o que representa 8,7% da produção nacional, segundo dados de 2022 da Seapa.
Entre as ações educativas realizadas pelo IMA estão atividades escolares com participantes do Projeto Sanitaristas Mirins, com foco na conscientização sobre o consumo de pescado. As crianças também visitam pesque e pague para conhecer a produção.
Já com os piscicultores da região a iniciativa aborda a importância do cadastro dos criatórios junto ao IMA e dos documentos sanitários exigidos por lei com o intuito de prevenir doenças que afetam a produção de peixes.
No território mineiro, o IMA é o órgão responsável pela defesa sanitária animal e pela fiscalização da produção de peixes de corte, como a tilápia, a fim de evitar a proliferação de doenças que possam comprometer a saúde pública e a economia local.
O IMA também monitora o trânsito de peixes no território mineiro por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA), obrigatória para o transporte de animais de produção. Além disso, o órgão atua no controle de focos de doenças animais, com o objetivo de impedir a propagação de enfermidades.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está completando 35 anos e, para avaliar a…
O prazo para os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo…
A rede pública de saúde do Distrito Federal contará com reforço na segurança dos profissionais…
O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou a Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento…
O estoque de sangue tipo O negativo está crítico na Fundação Hemocentro de Brasília. O…
As plataformas SeloVerde e CAR 2.0 ganharam versões otimizadas para celulares e tablets nesta semana.…