20.5 C
Brasília
segunda-feira, outubro 14, 2024
Mais...

    Instituto Mineiro de Agropecuária desenvolve atividades de conscientização sobre pescado no Triângulo Mineiro

    Durante a 21ª edição da Semana do Pescado, que vai até 15/9 em todo o país, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), intensifica ações educativas nos municípios de Gurinhatã, Ituiutaba e Santa Vitória, no Triângulo Mineiro.

    O objetivo é destacar a importância da fiscalização da produção, do registro e da inspeção higiênico-sanitária dos estabelecimentos que processam pescado no estado, atividades essenciais para garantir a segurança alimentar e a proteção da economia estadual.

    Minas Gerais ocupa posição de destaque no cenário nacional, sendo o terceiro maior produtor de tilápia do Brasil, com produção anual de quase 36 toneladas, o que representa 8,7% da produção nacional, segundo dados de 2022 da Seapa.

    Entre as ações educativas realizadas pelo IMA estão atividades escolares com participantes do Projeto Sanitaristas Mirins, com foco na conscientização sobre o consumo de pescado. As crianças também visitam pesque e pague para conhecer a produção.

    Já com os piscicultores da região a iniciativa aborda a importância do cadastro dos criatórios junto ao IMA e dos documentos sanitários exigidos por lei com o intuito de prevenir doenças que afetam a produção de peixes.

    No território mineiro, o IMA é o órgão responsável pela defesa sanitária animal e pela fiscalização da produção de peixes de corte, como a tilápia, a fim de evitar a proliferação de doenças que possam comprometer a saúde pública e a economia local.

    O IMA também monitora o trânsito de peixes no território mineiro por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA), obrigatória para o transporte de animais de produção. Além disso, o órgão atua no controle de focos de doenças animais, com o objetivo de impedir a propagação de enfermidades.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES