20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Jovens Protagonistas dão dicas de combate à violência e aperfeiçoamento da convivência pacífica

    Com o intuito de disseminar um ambiente de paz, respeito e harmonia nas escolas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) lançou, nesta terça-feira (2/5), uma série de vídeos estrelados por Jovens Protagonistas da rede estadual de ensino. Os vídeos trazem informações relevantes que podem auxiliar estudantes, professores e toda a comunidade escolar no combate à violência e na busca e aperfeiçoamento da convivência pacífica. Os conteúdos serão publicados semanalmente nas redes sociais da SEE-MG.

    Os Jovens Protagonistas são estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), que vêm se tornando multiplicadores em suas escolas de ações relacionadas à autonomia juvenil, lideranças e, ainda, a criação de clubes de protagonismo. Eles atuam no ambiente escolar para ampliar as referências sobre valores e ideias dos demais alunos, apoiando no enfrentamento de desafios do mundo contemporâneo por meio de práticas educativas, atrelada às culturas juvenis.

    Também neste sentido, em abril deste ano, a SEE-MG institui o Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar (Nipemg), que é composto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), além da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Uma das iniciativas do Nipemg foi o “Dia do Acolhimento pela Paz”, no dia 20 de abril, que envolveu milhares de estudantes em todo o estado, com atividades de promoção da paz e prevenção à violência.

    Cyberbullying

    O primeiro vídeo traz informações sobre o cyberbullying, e a estudante Bianca Izabele Leão Figueiredo, Jovem Protagonista da Escola Estadual Presidente Dutra, em Belo Horizonte, que dá dicas do que fazer caso alguém seja uma vítima.

    O termo cyberbullying é utilizado para caracterizar a prática agressiva de intimidações e perseguições no ambiente virtual. Essa violência pode se manifestar de diversas formas, correlacionando-se com outros tipos de ataques já conhecidos, tais como: calúnia, difamação, ameaça, racismo recreativo, constrangimento ilegal, falsa identidade e perturbação da tranquilidade.

    É mais comum que o cyberbullying aconteça entre adolescentes, e que os agressores utilizem perfis falsos. A prática criminosa é rastreável, e os responsáveis podem ser descobertos e punidos.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES