20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    Epamig promove evento on-line para apresentar técnica de irrigação

    A técnica de irrigação lateral alternada tem se apresentado cada vez mais como uma opção viável e econômica para fruticultores mineiros, sobretudo em regiões semiáridas no Norte do estado. Com o objetivo de ampliar a difusão e aplicação do método para culturas como a da banana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove, na tarde desta terça-feira (9/5), o dia de campo virtual “Técnica da irrigação lateral alternada como alternativa viável de economia de água na irrigação da bananeira”, com cinco palestras que serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Epamig no Youtube, a partir de 13h30.

    A metodologia funciona da seguinte forma: em uma linha de plantas da propriedade, são instaladas duas fileiras de irrigação por gotejamento nos dois lados dos vegetais, tendo seu funcionamento alternado durante diferentes intervalos de tempo. Deixa-se uma das linhas fechada, e a outra aberta, realizando uma alternância a cada sete dias, por exemplo, que foi um intervalo de tempo que apresentou ótimos resultados até o momento, segundo pesquisadores da Epamig.

    Esse revezamento de lados da irrigação faz com que seja ativado um mecanismo fisiológico na zona radicular da planta, por meio do ácido abscísico, que controla o regulamento de abertura dos estômatos das folhas do vegetal. Com isso, a planta é capaz de preservar a umidade por mais tempo e, consequentemente, gerar uma redução da aplicação de água e também dos impactos financeiros para o cultivo.

    “A Epamig tem realizado pesquisas com essa técnica há cerca de cinco anos, em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, e o Instituto Federal Baiano. Já temos resultados satisfatórios para regiões com déficit hídrico, onde alternamos a irrigação diariamente, e a cada três, sete, 14 e 21 dias. Os dados indicam que esse método gera uma substancial economia de água e de recursos financeiros para o produtor rural”, relata um dos organizadores-palestrantes do evento, e pesquisador da Epamig Norte, João Batista Ribeiro da Silva Reis. Ele lembra que, além da banana, a técnica já foi experimentada com sucesso em outras culturas fruteiras típicas do Norte de Minas, como limão, manga e mamão.

    Durante o evento, serão apresentadas informações sobre a implantação e o manejo da técnica; dados específicos sobre sua aplicação na bananicultura; vantagens de sua utilização; resultados de experimentos realizados na Epamig, dentre outros. “Vamos mostrar dados sobre produtividade, pegada hídrica (relacionada ao consumo de água), e para finalizar, teremos uma palestra sobre a realidade econômica da técnica em função dos resultados encontrados no campo”, explica João Batista. “A ideia central do evento é propagar o máximo de informações sobre esse método para que os produtores rurais, assim como pesquisadores, técnicos e professores da agricultura irrigada entendam que essa alternativa é bastante promissora”, finaliza o pesquisador.

    Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES