20.5 C
Brasília
sábado, novembro 23, 2024
Mais...

    Instituto de Metrologia e Qualidade alerta sobre fraude de boletos falsos

    O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) alerta usuários dos serviços do órgão sobre a existência de golpistas que têm emitido falsos boletos de pagamento em nome do Inmetro. Até então, o golpe é executado pelos criminosos por meio do envio da cobrança pelo e-mail: inmetrocontato@gmail.com

    O instituto reforça ser importante frisar que todos os e-mails oficiais do Inmetro têm o domínio @inmetro.gov.br ou @inmetro.colaborador.gov.br. E, no caso do Ipem-MG, o @ipem.mg.gov.br.

    Desta forma, vale ressaltar que qualquer e-mail de cobrança em nome desses dois órgãos (Inmetro e Ipem-MG), que seja enviado por intermédio de provedores gratuitos, como o Gmail, Outlook, Yahoo, Hotmail, entre outros, é falso e não foi efetivamente encaminhado pelas respectivas instituições.

    Mesmo que o correio eletrônico pareça verdadeiro, por conter a marca do Inmetro ou do Ipem-MG, código de barras, informações da inspeção, data de validade, entre outros dados, a orientação é desconfiar e não clicar ou tocar em nenhum link do corpo do e-mail e do anexo.

    Destaca-se que o Inmetro e o Ipem-MG não realizam nenhuma cobrança desta maneira, e neste formato. Sendo assim, quem receber algum tipo de boleto nesta configuração não deve efetuar espontaneamente o pagamento da taxa cobrada, antes de certificar a veracidade do documento.

    Vale reforçar, também, que quando ocorrer alguma cobrança a usuários dos serviços do Ipem-MG, que não tenham recebido a visita do órgão, nem executado algum serviço, recentemente, é bom ficar atento. Trata-se de um forte indício da aplicação de golpe.

    Inclusive, alertamos que os fiscais do Ipem-MG não recebem pagamento em dinheiro (espécie) em nenhuma hipótese. E, no ato de qualquer fiscalização e verificação, utilizam crachá funcional, uniforme e colete de identificação.

    Orienta-se, ainda, que todos que tiverem dúvidas quanto à veracidade da cobrança de alguma taxa, que entrem em contato na menor brevidade com a Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do e-mail ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou telefone 08000 335 335.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES