O Governo de Minas, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), promove na terça-feira (13/6), das 8h30 até 12h30, a segunda oficina de elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH). O objetivo da oficina é definir os critérios e as métricas para a seleção de áreas prioritárias à segurança hídrica em Minas Gerais.
A oficina acontece virtualmente, por meio da plataforma Microsoft Teams, e é aberta à participação da sociedade em geral. Os interessados podem se inscrever gratuitamente, neste link, até as 14h desta segunda-feira (12/6).
As discussões na Oficina 2 serão divididas em três temas: preservação de ecossistemas e da água em benefício da natureza e das pessoas; garantia de suprimento de água para as necessidades básicas da população e para desenvolvimento de atividades produtivas e resiliência a eventos extremos de cheias ou estiagens e segurança de barragem.
Todos os participantes inscritos, que manifestarem interesse, terão direito à fala durante as discussões e poderão participar de todos os grupos temáticos. Participe e contribua para a construção de um futuro mais sustentável e seguro para todos os mineiros.
PMSH
O Plano Mineiro de Segurança Hídrica propõe o desenvolvimento de ações estratégicas, integradas e permanentes para a revitalização das bacias hidrográficas, recuperação da cobertura vegetal, controle da poluição e uso racional dos serviços ecossistêmicos disponíveis no estado.
A iniciativa integra o Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água, um dos projetos prioritários do Governo de Minas no triênio 2020-2023.
Em mini-evento realizado na última semana, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi feita uma contextualização e preparação para a Oficina 2, quando serão aprofundadas as discussões com a sociedade. O evento foi transmitido pelo canal do Sisema no Youtube.