20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Ampliação de laboratório regional da Copasa vai aprimorar serviços para a população do Triângulo e Noroeste do estado

    Com o intuito de garantir a qualidade da água e esgoto tratados, e assim proporcionar saúde e bem-estar à população por meio da prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo R$ 700 mil na ampliação do Laboratório Regional Oeste, localizado em Araxá.

    A unidade atende 58 municípios do Pontal do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do estado, áreas que estão sob gestão da empresa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), e mensalmente realiza, em média, 2.600 análises de qualidade de água e esgoto. A previsão é que as obras sejam concluídas até o mês de setembro.

    As intervenções contemplam, dentre outros itens, a construção de novos 160 m² de área útil, que contarão com espaços específicos para recepção e acondicionamento de amostras, setor administrativo e higienização de materiais. Também estão em aquisição, novos equipamentos, aparelhos reserva e até uma máquina robusta capaz de fazer sozinha a lavagem das vidrarias utilizadas no dia a dia.

    Copasa / Divulgação

    Com mais aparelhagem disponível, a ideia é ter maior agilidade na realização das análises das amostras, minimizando os impactos em caso de intercorrências que comprometam o funcionamento de algum aparelho utilizado. Além disso, o laboratório contará com estrutura necessária para a expansão do seu escopo em parâmetros acreditados junto à ISO 17.025 do INMETRO.

    Excelência em qualidade

    O Laboratório Regional Oeste, que conta com inúmeras acreditações – certificações que atestam um padrão de confiabilidade internacional – é responsável por fazer análises minuciosas de água e esgoto, que complementam e corroboram com as avaliações feitas nas estações de tratamento de cada localidade.

    Os resultados subsidiam as equipes técnicas e operacionais, que, com base nos laudos, são capazes, por exemplo, de constatar ou descartar a necessidade de a água ou esgoto permanecerem por mais tempo nas estações, a fim de intensificar o processo de tratamento e garantir sua excelência.

    De acordo com o gestor responsável pelo laboratório, Renato Carvalho, a unidade proporciona conforto à sociedade. “Antes que a água chegue aos imóveis ou antes do esgoto voltar para a natureza, fazemos uma série de diagnósticos. Tal assertividade faz com que todos os clientes possam consumir água de qualidade diretamente da torneira, com muita segurança. Também é com a ajuda do laboratório que contribuímos para a despoluição de córregos, rios e braços de água locais, zelando pela preservação da fauna e da flora através do serviço de esgotamento”, concluiu.

    Graças a sua confiabilidade, atualmente, quando procurado por terceiros, o laboratório regional também pode atender clientes externos. A expectativa é que com a reforma, mais clientes possam ser atendidos.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES