20.5 C
Brasília
sábado, novembro 23, 2024
Mais...

    TCDF disponibiliza nova ferramenta para publicação dos atos de aposentadoria e importação dos dados de servidores distritais

    A Secretaria de Fiscalização de Pessoal (Sefipe) do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) vai disponibilizar ao Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) e às unidades de pessoal dos órgãos do Governo do DF (GDF) uma nova ferramenta para facilitar os processos de concessão de aposentadorias e reformas dos servidores distritais.

    Integrada à Calculadora de Aposentadoria (Veja Aqui), essa aplicação vai permitir a automatização da elaboração da minuta dos atos e a importação de dados dos servidores do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) do GDF para o Sistema de Registro de Admissões e Concessões (SIRAC) do TCDF.

    Entre as informações que poderão ser recuperadas estão a classificação funcional, o tempo de serviço no órgão, o tempo averbado, faltas, licenças etc.

    Além de diminuir o retrabalho e trazer mais eficiência para a área de gestão de pessoas, a ferramenta garante a conformidade dos atos de aposentadoria e reforma com os fundamentos legais homologados pelo TCDF, evitando erros formais na sua composição, e minimiza inconsistências decorrentes da atualização manual de dados no Módulo de Concessões SIRAC.

    Os servidores que trabalham com instrução de processos de concessão nos órgãos jurisdicionados deverão seguir o passo a passo abaixo para utilizar a nova aplicação:

    1.  Acesse o site do TCDF na internet e, no menu “Espaço do Jurisdicionado”, clique em “Formulário de Cadastramento”.

    1.1 Caso não esteja cadastrado em nenhum sistema do Tribunal, solicite a opção “Criação de Novo Usuário” e siga as orientações apresentadas.

    1.2 Caso esteja cadastrado, mas bloqueado, solicite a opção “Revalidação de Usuário Existente” e siga as orientações apresentadas.

    1.3 Caso tenha esquecido a senha de acesso, solicite a opção “Esqueci a Minha Senha” e siga as orientações apresentadas.

    2. Após o cadastramento, encaminhe ofício via Barramento PEN à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCDF, contendo as assinaturas eletrônicas do usuário e do titular do órgão, solicitando o acesso ao módulo “SIRAC Concessões – Minuta do Ato”.

    3. A aplicação, quando liberada para ampla utilização, estará disponível no menu “Espaço Jurisdicionado” -> “SIRAC – Sistema de Registro de Admissões e Concessões”, em “Clique aqui para acessar o SIRAC Concessões – Minuta de Ato”. 

    Nesta primeira etapa será possível apenas a importação automática de informações do SIGRH. Com a integração das bases de dados de outros sistemas o alcance da aplicação será ampliado. 

    SourceTCDF


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES