20.5 C
Brasília
sexta-feira, maio 9, 2025
Mais...

    Estudo inédito revela perfil de acidentes de trânsito em Minas Gerais para apoiar ações preventivas

    A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizou um estudo inédito com mais de 2 milhões de registros de acidentes de trânsito entre 2019 e 2025. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre os dois órgãos.

    Para o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, os dados reforçam a importância de políticas públicas de prevenção. “O Maio Amarelo é o mês da consciência no trânsito. A SES-MG e o Corpo de Bombeiros fizeram uma análise profunda da dinâmica dos acidentes: onde ocorrem, quais os mais comuns e letais. Isso nos permite direcionar ações integradas com municípios, governo e sociedade”, afirma.

    Segundo o levantamento, cerca de 70% dos acidentes ocorrem em áreas urbanas, mas os mais letais estão nas rodovias — onde a chance de morte é 2,7 vezes maior. Homens jovens lideram as estatísticas: 71% das vítimas são do sexo masculino, e 23% têm entre 20 e 29 anos.

    A frequência de acidentes cresce a partir de sexta-feira, com pico aos sábados. A mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte lidera em número de ocorrências. Já o Norte de Minas tem a maior taxa de letalidade, e a Zona da Mata concentra os acidentes mais graves.

    Outro ponto de atenção são os acidentes com produtos perigosos, que ocorrem majoritariamente nas BR-262, BR-040 e BR-116, durante o dia e em dias úteis, representando risco ampliado para a população e o meio ambiente.

    “Esses dados são estratégicos não só para saúde, mas também para a mobilidade e segurança pública. Por isso, atuamos junto ao DER-MG, localizando zonas quentes, com mais registros, e implementando ações como redutores de velocidade e melhorias nas pistas. Nos municípios, fomentamos medidas como faixas exclusivas para motocicletas, para agir antes que o pior aconteça”, salienta Fábio Baccheretti.

    “Trabalhar de forma integrada com instituições como Bombeiros, Polícia Militar, PRF e Samu é fundamental para enfrentarmos o problema com inteligência e coordenação”, completa.

    O gestor Evandro Lana, da Assessoria de Tecnologia e Informação da SES-MG, explica que a iniciativa é um desdobramento da integração entre instituições, fortalecida durante a pandemia. “É um estudo de médio e longo prazo, em constante aprimoramento. Com ele, vamos propor políticas mais precisas, com atuação pontual e coordenada”, destaca.

    A vida por um fio

    Lucimeire da Costa Pereira, de 40 anos, viu sua vida mudar em segundos no início da manhã de 3/1 de 2025. Ela seguia de moto para o trabalho em Nova Lima quando sofreu um grave acidente no Anel Rodoviário, resultando na amputação das duas pernas.

    “Foram segundos. Eu caí, e logo depois veio o baú. Ele passou por cima das minhas pernas. Em seguida, mais dois carros. Quando dei por mim, já não sentia nada. Eles seguiram viagem”, relembra.

    Ela ficou internada por 52 dias e passou por cinco cirurgias. Desde então, é atendida no Hospital das Clínicas da UFMG e aguarda reabilitação para uso de próteses.

    Acostumada à rotina de trabalho e cuidados com a filha Sofia, hoje luta pela reabilitação e reconstrução de sua vida. Ela compartilha sua história nas redes sociais e promove campanha para conseguir as próteses que precisa.

    Lucimeire faz um apelo por mais consciência no trânsito. “Eu peço que o maior cuide do menor: do caminhoneiro de carreta bi-trem até o pedestre. Eu tenho uma filha com síndrome de Down de 5 anos para criar. Minha vida mudou completamente, mas sigo tentando me adaptar, aceitar e viver o melhor possível”.

    Maio Amarelo

    A SES-MG promove, em 2025, a campanha Maio Amarelo, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, que visa conscientizar sobre a importância da redução de velocidade e comportamentos seguros, especialmente entre motociclistas, ciclistas e pedestres.

    A ação integra o movimento internacional Maio Amarelo, criado para estimular a sociedade a refletir sobre os acidentes de trânsito. Em Minas, é coordenada pela Diretoria de Vigilância de Condições Crônicas da SES-MG, com apoio das Unidades Regionais de Saúde.

    Comitê intersetorial

    Na próxima semana, o Governo de Minas deve publicar uma Resolução Conjunta que formaliza o Comitê de Governança e Gestão do Programa Mineiro para Vida no Trânsito (PMVT). O grupo é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e envolve as secretarias de Estado da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade, Justiça e Segurança Pública, Comunicação Social, além do DER-MG, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

    Entre as atribuições do Comitê estão o planejamento e avaliação das ações do programa, articulação entre os órgãos, fomento a parcerias com a sociedade civil e instituições de ensino, e estratégias de comunicação para ampliar o alcance das iniciativas, visando a redução de mortes e lesões no trânsito.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES