O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinou, nessa terça-feira, 19 de dezembro, um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a implementação e desenvolvimento de projetos sociais em Minas Gerais, em especial os projetos Lixo e Cidadania, Próximos Passos, além de outras ações voltadas à área de desenvolvimento regional e revitalização ambiental com inclusão socioprodutiva de populações em situação de vulnerabilidade social. O termo foi firmado por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) e de sua Regional Norte.
Assinaram o documento pelo MPMG o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o coordenador-geral da Cimos, promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima; e a coordenadora da Regional Norte da Cimos, promotora de Justiça Tatiane Aparecida de Almeida Carvalho.
Pela Codevasf, assinaram o diretor-presidente, Marcelo Moreira; o diretor de Governança e Sustentabilidade, Gil Cutrim; e o superintendente regional, Marco Antônio Câmara.
Durante a solenidade, foi firmado ainda, por meio do Fundo Especial do MPMG (Funemp), convênio com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) para implementação do Projeto Estruturação das Atividades de Preservação Ambiental da Coocrearp e dos municípios na reserva de desenvolvimento sustentável – RDS Nascentes Geraizeiras. Serão alocados no projeto R$ 1,3 milhão. Além do procurador-geral de Justiça, assinou o convênio o presidente do Cimams e prefeito da cidade de Patis, Valmir Morais de Sá.
Também participaram do evento o corregedor-geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida; a Ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; além de promotores de Justiça, servidores do MPMG, prefeitos, vereadores, secretários municipais e diversas outras autoridades do Norte de Minas.