Para incentivar os formandos a aprenderem ainda mais e investirem na carreira na área de TI, o prefeito Donizete Antônio dos Santos, anunciou que irá publicar edital de criação de um novo site para a Prefeitura
Mais de 30 alunos do curso de técnico em informática para a internet (Mediotec), do Polo Avançado do Instituto Federal, em Bonfinópolis de Minas, participaram da cerimônia de colação de grau, na noite dessa sexta-feira (16), no auditório da sede da Prefeitura Municipal. Durante dois anos, os alunos se esforçaram para aprender informática ao mesmo tempo em que realizavam o Ensino Médio. A previsão é a de que mais 50 estudantes do município concluam o curso no ano que vem.
Essa é a primeira turma de formandos do IF do Noroeste de Minas, em Bonfinópolis. Para incentivar os novos técnicos a aprenderem ainda mais e investirem na carreira na área de TI (Tecnologia da Informação), o prefeito Donizete Antônio dos Santos, anunciou, durante o evento, que irá publicar um edital público para a criação de um novo site para a Prefeitura. O concurso terá como foco a participação dos formandos.
Editais Públicos
“Como nós estamos, aqui, formando profissionais, então eu estou trazendo um desafio para vocês. Tenho certeza que será um site bem interativo e,naturalmente, os concursos públicos premia os vencedores. Tenho certeza que os profissionais que estão saindo daqui, hoje, têm capacidade para concorrer com qualquer empresa. É uma possibilidade para vocês fazerem parceria. Pode ser proposta individual ou pode ser proposta por equipe. Vamos elaborar o edital da melhor forma”, explicou, Donizete. O prefeito também adiantou que um outro edital será lançado nos próximos dias. Dessa vez, escolher o melhor hino para Bonfinópolis de Minas.
A região Noroeste de Minas possui dois Institutos Federais: um em Paracatu e outro em Arinos. O prefeito considera as unidades, um ganho para todos. “Faço aqui um agradecimento especial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi durante a sua gestão que o Noroeste foi contemplado com dois institutos federais, que têm transformado e vão ajudar a transformar o nosso país”, disse. Donizete lamentou os recentes contingenciamentos de recursos para a área da Educação. “A Educação caminhava a passos largos, trazendo conhecimento. Diversos institutos têm tido recursos bloqueados. Isso tem causado grande preocupação”.
Puro orgulho dos estudantes, o professor Wesley Gomes disse que toda a equipe de ensino se empenhou ao máximo para que todos os inscritos chegassem ao término do curso. No total, 33 alunos se formaram, segundo ele, um número superior, comparado a outras localidades. “Fica claro que estamos vivendo uma era digital, marcados por constantes evoluções e principalmente no cenário de empregos, o domínio da tecnologia é algo indispensável e precisamos acompanhar essa tendência”, afirmou.
Novos cursos
A secretária municipal de Educação, Helena de Menezes ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes na fase do Ensino médio. “A gente tem certeza que esses cursos agregam muito na vida acadêmica de cada um desses alunos que estão aqui hoje, essa modalidade de ensino nasceu da clara necessidade de oferecer oportunidade para os alunos do Ensino Médio concluírem com um curso profissionalizante”.
Segundo a secretária, o município deve participar do processo seletivo de outros cursos do Instituto Federal, pela modalidade Oferta Própria – quando o município entra com uma contrapartida. “Essa semana nós tivemos a grata satisfação de ter alguns novos cursos ofertados por oferta própria. Agronomia, agente comunitário de saúde, agropecuária. São vários. Nós vamos colocar a lista de todos os cursos no site da Prefeitura. Os três que tiverem a maior demanda de pessoas interessadas, são os que nós vamos aderir para iniciar o mais breve possível”, garantiu.
Formandos 2017/2019
A concluinte Natls Silvania de Jesus falou em nome da turma e classificou o curso como uma oportunidade incrível para se viver, antes mesmo de terminar o Ensino Médio, mas reconheceu que o desafio foi grande. “Tivemos medo, porque era algo novo e nós iríamos ter que estudar mais. Não tínhamos esse costume no nosso tempo livre, o que dificultava ainda mais. Quando nós começamos, cada dia era uma coisa nova e nós fomos gostando cada vez mais. A gente só tem a agradecer”, declarou.
Concluintes
- Amanda da Silva Boffi
- Anna Beatriz Oliveira Caetano
- Arthur Luis Rocha Brandão
- Bárbara Ferreira Brandão
- Brenda Nazário Alves Souza
- Brendo Silva Brandão
- Bruna Ketley Nunes Falcão
- Clara da Costa Lima Vaz
- Douglas Severino Botelho
- Eduardo Calixto Nazário Alves
- Gabriel Brandew Gonçalves Teixeira
- Hynngredy Thauane A. Lopes Ferreira
- Jôse Wanessa Oliveira Gonçalves
- Jamile Soares Monteiro
- Jhonathan Júnior Pereira Farias
- José Vicente Martins
- Júlia Oliveira dos Anjos
- Lara da Costa Lima Vaz
- Lara Cristina Leandro de Oliveira
- Luciano da Cruz Oliveira
- Luís Otávio Borba Prates
- Marcus Vinícius Nunes de Barcelos
- Matheus Nunes Brandão
- Mayara Aparecida Graciano Ribeiro
- Natls Silvania de Jesus
- Paulo Ricardo Pereira Soares
- Rafael Naibo Campos
- Rayan Gabriel A. Castro de Oliveira
- Sandro da Costa Lima Vaz
- Sara Izabela Silva
- Ted Junio Araújo de Oliveira
- Vitor Hugo Martins Santos
- Vinícius André Braga Brandão
Também compuseram a mesa: a coordenadora de pesquisa tecnologia e inovação do IF Norte de Minas Campus Arinos, Paula Fernandes Santos, o coordenador adjunto do Pólo Sede Arinos, Josedir Lopes de Araújo, a inspetora escolar da 26° SRE, Ivani Gonçalves F. Tavares, o diretor da Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço, Hamurabi e a coordenadora do Pólo Avançado de Bonfinópolis, Denise de Fátima Silva.