A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recruta voluntários com diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes para participarem de um projeto de pesquisa de avaliação da eficiência do treinamento físico no controle da doença.
O estudo é realizado pela UFMG em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e com o Instituto de Reabilitação de Toronto, no Canadá. O programa tem duração de três meses.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 9-9289-0092 ou pelo e-mail diabetescollegeufmg@gmail.com.
O Brasil é o sexto país em incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina. São mais de 15 milhões de pessoas adultas com a doença. Os dados são da Federação Internacional de Diabetes.
Entenda o projeto
O Projeto Diabetes College Brasil, estudo multicêntrico realizado por UFMG, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Instituto de Reabilitação de Toronto, no Canadá, recruta voluntários com diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes para um programa de exercícios físicos sistematizado, associado à educação em saúde.
Os participantes terão a oportunidade de aprender a se exercitar na forma e na intensidade corretas para controlar a doença e manter uma vida mais ativa e saudável. Os voluntários terão assistência de equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Dados
A estimativa é que, até 2045, a doença alcance 23,2 milhões de adultos no Brasil. No âmbito global, a doença acomete mais de 537 milhões de adultos com idade de 20 a 79 anos, representando 10,5% da população nessa faixa etária.
Os dados são do Atlas do Diabetes 2021, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Monitoramento e adaptação são requisitos fundamentais para conviver bem com a síndrome.