20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Chat GPT – oportunidades e desafios para educação

    Por Ana Paula Oliveira

    O ano letivo de 2023 inicia-se com um novo desafio para educadores: o Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer). A ferramenta de inteligência artificial (IA) gratuita e acessível surpreendeu todo o mundo no final de 2022 e imediatamente se tornou um fenômeno global. Neste artigo, vamos mostrar os desafios e oportunidades que software traz para a área da educação. Confira!

    Criado pela empresa Open AI nos Estados Unidos, tendo o bilionário Elon Musk como cofundador, o aplicativo tem assustado muita gente mundo a fora.

    Os robôs do sistema criam argumentos sobre qualquer assunto, escrevem redações, fazem resumos, resolvem exercícios de matemática, traduzem idiomas e respondem a perguntas variadas, entre outras funções.

    Em alguns centros de ensino a utilização do aplicativo foi proibida. A cidade de Nova York bloqueou o acesso à ferramenta em todas as escolas públicas. A Universidade Sciences Po, na França, também proibiu o uso do Chat GPT para evitar plágio e fraudes.

    Tamanha proximidade com o comportamento humano choca e preocupa integrantes de diversos setores, incluindo a área educacional. Nesse sentido, a ferramenta tem provocado polêmicas, que vão além das divergências de ideias.

    Em poucos segundos, os robôs formam opinião sobre temas sensíveis como política, sexo e religião.

    A aposta revolucionária tem causado apreensão em especialistas no mundo todo pelos impactos negativos. Por isso, com mais de um milhão de usuários, para não perder e conquistar mais adeptos, a empresa anunciou, em 1º de fevereiro, um mecanismo que diferencia escritos por seres humanos daqueles reproduzidos por robôs.

    Impactos do aplicativo na educação

    Na prática o que tira o sossego dos professores é que o app (aplicativo) utiliza algoritmos de Machine Learning que aprendem e se aprimoram com as demandas que são feitas, tornando, gradativamente, a iteração humana mais natural e realista. Dessa forma, os alunos têm a opção de conversar, escrever poemas e debater assuntos, sem nenhum esforço ou trabalho de pesquisa.

    É possível inclusive especificar a quantidade de linhas de um texto, o formato, o assunto que deve ser abordado. Além disso, cada resposta será única e mais “perfeita” que a anterior. Tudo isso formulado em poucos segundos.

    Historicamente houve sempre o aproveitamento das ferramentas tecnológicas dentro e fora das salas de aula, mas o desafio é fazer os estudantes desenvolverem reflexões complexas e entenderem que o ato de escrever, de próprio punho, uma redação é algo ligado ao próprio desenvolvimento como cidadão.

    O Chat GPT, nesse sentido, pode atuar como uma ferramenta complementar, para ampliar o repertório de argumentação, por exemplo.

    Desigualdade

    Há diversas vertentes quando se fala em impactos do Chat GPT na educação. Entre elas, está a constante desvantagem de alunos de baixa renda, que não têm acesso às mesmas tecnologias que os de famílias abastadas têm. Além disso, as crianças são nativas digitais e ficam cientes das novas tecnologias e começam a usá-las muito mais cedo do que os educadores podem começar a entendê-las.

    Essa discrepância de tempo entre alunos e professores também é um desafio para que os alunos se desenvolvam e explorem suas habilidades.

    m entrevista, o CEO e fundador da Educa, Jaime Ribeiro afirmou que os educadores, no geral, se sentem divididos sobre a impacto dessa nova tecnologia no modelo de educação atual, que em grande parte, é moldado pela avaliação do resultado e não pelo processo.

    “Questões de múltiplas escolhas perdem o sentido, já que a IA consegue respondê-las. Isso impacta a maioria das provas e simulados, em especial os que são realizados online”, pontuou.

    O ano letivo ainda nem começou, mas o polêmico Chat GPT certamente será assunto em nas diretorias das escolas no Brasil e no mundo.

    Como acessar o Chat GPT?

    Para acessar o Chat GPT, basta entrar no site oficial da ferramenta, criar uma conta utilizando um endereço de e-mail e senha ou, até mesmo, utilizando um e-mail já logado no seu computador. Em alguns casos, não será possível acessar tão rapidamente a ferramenta, porque, segundo o próprio site, o Chat GPT está recebendo muitos acessos simultâneos. Se isso ocorrer, é possível tentar entrar novamente depois de um tempo ou esperar um pouco e recarregar a página.

    *



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES