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    Orquestra Sinfônica inicia, nesta terça (7), a temporada 2023

    No mês do Carnaval, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) abre os trabalhos da temporada 2023 com três concertos. A partir desta terça (7), as já tradicionais apresentações serão no Teatro Plínio Marcos, sempre às terças-feiras, com exceção do dia 21, quando haverá pausa para a festa popular. O mês é dedicado a obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e de Edvard Grieg (1843-1907).

    “A temporada de 2023 será muito rica e cheia de novidades”, anuncia o regente da orquestra, Claudio Cohen. “Faremos um ciclo completo das sinfonias e concertos de Beethoven, iniciando em fevereiro com as sinfonias números 1, 2 e 3. Nos meses seguintes, teremos solistas importantes, como o pianista Eduardo Monteiro e o violinista alemão Oscar Bohorquez, apresentando obras do compositor alemão.”

    O primeiro concerto do ano traz o Ciclo Beethoven 2023, com a Abertura Egmont Op. 84 e as sinfonias nº 1 e nº 2. As composições do autor, que é um dos mais renomados e reconhecidos do mundo, retornam aos palcos do Teatro Plínio Marcos no dia 28, com a Abertura Leonora III e a Sinfonia nº 3, sempre com a regência de Cohen.

    Além disso, a partir de agora, toda sexta-feira um novo vídeo será publicado no canal do Youtube da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, revendo grandes momentos de apresentações do grupo.

    Homenagens

    A novidade da temporada será a série Os Compositores, na qual a sinfônica homenageará diversos autores da música de concerto, possibilitando um aprofundamento em linguagens musicais menos divulgadas. A série começa neste mês com peças do compositor norueguês Grieg e terá a pianista russa Anastasiya Evsina como solista do Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor, no dia 14.

    “Esta peça exprime pura emoção, escrita em momento muito feliz do compositor, associado ao seu recente casamento e ao nascimento da sua filha”, conta Anastasiya Evsina. “O uso de técnicas de piano, tais como notas duplas, passagens virtuosas por todo o teclado, oitavas e cordas brilhantes, dá continuidade à tradição de [Franz] Liszt, a quem Grieg admirava muito e respeitava”.

    A pianista, que também é autora de livros sobre técnicas de piano, explica que o concerto de Grieg se distingue dos compositores românticos da Europa Central “por não ter os sentimentos pesados, por vezes trágicos ou inconsoláveis”. Segundo ela, o autor “demonstra uma espécie de sabedoria ao lidar com a tristeza”.

    Concertista renomada internacionalmente, Anastasiya já se apresentou nos mais importantes espaços culturais do mundo, como Tokyo Opera City Recital Hall e Minato Mirai Recital Hall em Yokohama (Japão), o Palácio Nacional da Cultura de Sofia (Bulgária) e o Conservatório Tchaikovsky (Moscou, Rússia). No Brasil, já marcou presença no Centro Cultural de São Paulo, na Fundação Eva Klabin (Rio de Janeiro) e em Brasília, onde promoveu masterclasses com músicos e professores da Universidade de Brasília (UnB).

    Programação : OSTNC

    Apresentações às terças, sempre às 20h, no Teatro Plínio Marcos – Eixo Cultural Ibero-americano. Entrada gratuita e classificação indicativa livre.

    → Dia 7
    Ciclo Beethoven 2023
    Abertura Egmont Op. 84
    Sinfonia nº 1 em Dó Maior Op. 21
    I.Adagio molto – Allegro con brio
    II.Andante cantabile con moto
    III.Menuetto – Allegro molto e vivace – Trio
    IV.Finale – Adagio – Allegro molto e vivace
    Sinfonia º 2 em Ré Maior Op. 36
    I.Adagio molto – Allegro com brio
    II.Larghetto
    III.Scherzo – Allegro
    IV.Allegro molto

    →Dia 14
    Série Os Compositores: Edvard Grieg
    Holberg Suite Op. 40
    I.Praeludium – Allegro vivace
    II.Sarabande – Andante
    III.Gavotte – Allegretto
    IV.Air – Andante religioso
    V.Rigaudon – Allegro con brio
    Concerto para Piano e Orquestra Op.16 em Lá Menor
    I.Allegro molto moderato
    II.Adagio
    III.Allegro moderato molto e marcato – Quasi presto – Andante Maestoso
    Solista: Anastasiya Evsina
    Peer Gynt Suite nº1 Op. 46
    I.Morning – Allegretto pastorale
    II.The death of Ase – Andante doloroso
    III.Anitra’s dance – Tempo di Mazurka
    IV.In the hall of the mountain king – Alla marcia e molto marcato

    →Dia 28
    Ciclo Beethoven 2023
    Abertura Leonora III Op. 72b
    Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior Op. 55 Eroica



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

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