Destaques DF

Casamento Comunitário: terceira edição de 2025 é confirmada para 14 de setembro

A terceira edição do Casamento Comunitário de 2025, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), já tem nova data confirmada: 14 de setembro. A alteração foi publicada nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), e as inscrições continuam abertas. A iniciativa oferece a casais em situação de vulnerabilidade a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, em uma cerimônia coletiva marcada por emoção, beleza e inclusão.

Para quem sonha em casar, mas enfrenta barreiras financeiras, o programa é a chance ideal de dizer “sim” sem custos. A história de Anailton dos Santos, 28 anos, e Tamiris Rodrigues, 35, é uma entre tantas que ganharam um novo capítulo graças à iniciativa. “A cerimônia foi linda e mudou nossa vida. Desde então, só acumulamos conquistas”, conta Anailton, estoquista. Tamiris, que trabalha como cabeleireira, se emociona ao lembrar do momento: “Se fôssemos bancar tudo sozinhos, não sairia por menos de R$ 10 mil. O programa nos deu esse presente e fortaleceu ainda mais nosso relacionamento”.

Para quem sonha em casar, mas enfrenta barreiras financeiras, o programa é a chance ideal de dizer “sim” sem custos | Foto: Divulgação/Sejus-DF

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o casamento civil vai além do simbolismo e traz garantias jurídicas fundamentais: “Embora a união estável tenha respaldo legal, o casamento assegura mais direitos em determinadas situações. Nosso compromisso é garantir esse direito com dignidade, oferecendo um dia verdadeiramente especial”.

Casamento gratuito e completo

Criado em 2020, o programa já transformou a vida de centenas de casais, proporcionando a formalização da união civil com beleza e dignidade. Além da isenção das taxas cartoriais, a Sejus oferece transporte até o local da cerimônia, trajes completos, maquiagem e produção de cabelo para as noivas — tudo com o apoio de voluntários e parceiros.
Esta será a terceira de quatro edições previstas para 2025. A última está agendada para 7 de dezembro. Ao longo do ano, a expectativa é atender até 400 casais — um aumento de 150 vagas em relação ao ano anterior. O crescimento demonstra o compromisso da Sejus com a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio do acesso gratuito ao casamento civil.

Garantia de direitos

Mais do que uma celebração, o Casamento Comunitário garante aos casais direitos civis importantes, como acesso a pensão, inclusão em programas sociais, direitos sucessórios e maior segurança patrimonial. Instituído pelo Decreto nº 41.971/2021, o programa já beneficiou mais de 641 casais desde sua criação.

“Embora a união estável tenha respaldo legal, o casamento assegura mais direitos em determinadas situações. Nosso compromisso é garantir esse direito com dignidade, oferecendo um dia verdadeiramente especial”

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Quem pode participar

Podem se inscrever casais que atendam aos seguintes critérios:

• Ter, no mínimo, 18 anos;
• Residir no Distrito Federal;
• Não possuir impedimentos legais para o casamento;
• Comprovar hipossuficiência de renda por meio de declaração assinada no ato da inscrição.

Documentação necessária:

• RG ou CNH (originais);
• CPF (original);
• Comprovante de residência recente em nome dos noivos;
• Declaração de hipossuficiência preenchida e assinada;
• Certidão de nascimento original (para solteiros);
• Certidão de casamento com averbação do divórcio, formal de partilha e certidão de nascimento (para divorciados);
• Certidão de casamento anterior, certidão de óbito do cônjuge falecido, formal de partilha e certidão de nascimento (para viúvos).

Locais de inscrição (segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30):

• Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte)
• Unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior)
• Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II)
• Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9)

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, após análise e aprovação da documentação. Em caso de desistência ou documentação incompleta, casais da lista de espera serão convocados.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Aplicativo Minha Escola MG da rede estadual ganha novas funções para conectar gestão escolar e estudantes

Com mais de 180 mil downloads em apenas dois meses, o aplicativo Minha Escola MG,…

9 horas ago

Dia D reforça mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) participa, nesta quinta-feira (14), do…

9 horas ago

Ministério da Saúde libera versão digital da Caderneta da Gestante

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (12) a nova Caderneta Brasileira da Gestante, em…

12 horas ago

Saúde detalha regras para ampliação da vacinação contra influenza e dengue em Minas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou, nesta terça-feira (12/5), no…

12 horas ago

Escolas da rede estadual podem se inscrever no Desafio Liga Jovem de empreendedorismo

Estudantes e professores da rede pública estadual de ensino podem se inscrever na quarta edição…

13 horas ago

MPMG participa de ciclo de debates sobre saúde integral da pessoa idosa e os desafios do envelhecimento no SUS

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das…

13 horas ago