20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 28, 2024
Mais...

    Divulgado processo seletivo para cursos profissionalizantes e técnicos na rede pública de ensino do DF

    A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) anunciou, nesta quarta-feira (27), o processo seletivo para Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As vagas são para o 1º semestre de 2025 e contemplam opções de cursos técnicos de nível médio, especialização técnica e qualificação profissional. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 6 de dezembro, exclusivamente pelo site da SEEDF.

    O processo seletivo representa uma oportunidade única para quem busca se qualificar e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho, especialmente em um cenário onde a formação técnica e profissional é cada vez mais valorizada por empregadores. Além disso, o ingresso em cursos dessa natureza pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de carreiras promissoras em diversas áreas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30 de dezembro.

    Os cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são ofertados pelas unidades escolares na rede pública de ensino do Distrito Federal | Foto: André Amendoeira/SEEDF

    Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a iniciativa reflete o compromisso do órgão em ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica para a comunidade. “Reconhecemos a importância de capacitar cada vez mais nossa população para atuar no mercado de trabalho e proporcionar novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, destacou.

    Inclusão

    O edital publicado nessa terça-feira prevê a reserva de 20% das vagas para candidatos com deficiência, que deverão declarar a condição no momento da inscrição. Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas serão disponibilizadas aos demais inscritos. Além disso, candidatos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão utilizar a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA) como documentação para inclusão no processo.

    A seleção será feita por sorteio eletrônico, utilizando um programa de algoritmos randômicos para gerar a ordem dos números de inscrição. Os interessados poderão solicitar acesso ao código-fonte utilizado para garantir a transparência.

    Cronograma e matrícula

    Após a divulgação do resultado, a matrícula dos contemplados ocorrerá entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2025. Candidatos do cadastro reserva, caso convocados, poderão se matricular nos dias 20 e 21 de janeiro de 2025.

    Os estudantes deverão apresentar documentação como identidade, CPF, comprovante de escolaridade e residência, além de duas fotos 3×4. Para candidatos menores de 18 anos, a matrícula deverá ser feita pelos responsáveis legais.

    Cursos e vagas

    As opções de cursos, vagas e requisitos estão descritos nos anexos do edital, disponíveis no site da SEEDF. A realização dos cursos está sujeita à formação de turmas com número mínimo de alunos, conforme detalhado no documento.

    Serviço

    Inscrições: 27/11 a 6/12/2024
    Resultado da 1ª chamada: 30/12/2024
    Matrícula: 15 a 17/1/2025
    Cadastro reserva: 20 e 21/1/2025



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES