20.5 C
Brasília
sábado, abril 12, 2025
Mais...

    Ensaios fotográficos no Parque da Cidade ganham regras e campanha educativa

    A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) firmou, nesta sexta-feira (11), um acordo com fotógrafos que atuam no Parque da Cidade para a retomada das atividades fotográficas. A medida busca equilibrar o uso do espaço público, garantindo o respeito à privacidade dos frequentadores e valorizando o trabalho dos profissionais da área.

    Nas últimas semanas, a Secretaria de Esporte e Lazer recebeu manifestações de frequentadores relatando desconforto com a realização de ensaios fotográficos sem o devido consentimento. Em paralelo, a secretaria tem dialogado com os profissionais que atuam nesse segmento, reconhecendo a importância da fotografia para a economia criativa local.

    Os fotógrafos se comprometeram a se engajar numa campanha de conscientização voltada à população | Foto: Divulgação/SEL-DF

    Durante a reunião realizada com os fotógrafos, ficou estabelecido que os profissionais assinarão um termo de compromisso, assumindo a responsabilidade de atuar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), principalmente no que diz respeito ao uso da imagem de terceiros.

    Como parte do acordo, os fotógrafos também irão colaborar com uma campanha de conscientização voltada à população, que incluirá: instalação de placas informativas nos principais pontos do parque, orientando sobre o direito à imagem; adoção de sinalizações visuais com gestos simples para indicar consentimento ou não consentimento para fotografias; e divulgação nas redes sociais dos profissionais e das empresas envolvidas sobre boas práticas de abordagem e respeito aos frequentadores.

    A partir da assinatura do termo, as atividades fotográficas comerciais voltam a ocorrer normalmente neste sábado (11), no Parque da Cidade, desde que observadas as condições acordadas.

    “A intenção não é impedir o exercício da atividade profissional, mas organizar o uso do espaço, promovendo uma convivência harmoniosa entre fotógrafos e frequentadores”, destacou o secretário Executivo do Esporte, Mateus Bahia.

    O fotógrafo Rodrigo Gambarine elogiou a iniciativa e destacou a importância do entendimento construído. “Foi uma conversa respeitosa e necessária. O que queremos é continuar trabalhando de forma profissional, com respeito ao público e ao espaço. Esse acordo é bom para todos, inclusive para valorizar ainda mais a fotografia como expressão cultural”, afirmou.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES