20.5 C
Brasília
quarta-feira, junho 26, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    MPDFT abre inscrições para curso de técnicas e métodos de gestão positiva de conflitos

    Com o objetivo de implementar política pública autocompositiva, com práticas autocompositivas e restaurativas, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) oferece o curso “Técnicas autocompositivas de gestão de conflitos e círculos de construção de paz”. Os encontros ocorrerão de 7 de agosto a 13 de novembro, às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, na Sede do MPDFT.

    Foram disponibilizadas 24 vagas para orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos e professores lotados nas coordenações regionais de ensino da Secretaria de Educação. Interessados devem se inscrever até 21 de julho neste link.

    Para que o interessado possa participar, é exigida a conclusão, até 21 de julho, de três cursos autoinstrucionais disponíveis na Plataforma EaD do MPDFT. São eles: Gestão de conflitos, com carga horária de 15 horas; Introdução à comunicação não- violenta, com 12 horas; e Introdução à justiça restaurativa e direitos das vítimas, de 10 horas. Caso haja mais interessados do que o número de vagas, será realizado sorteio para selecionar os participantes. O resultado será enviado aos inscritos por e-mail em 29 de julho. Clique aqui para acessar o edital.

    O curso é promovido pelo Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), pela Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) e pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor).

    Programação

    Ao final dos 14 encontros, o participante será capaz de transformar conflitos na comunidade escolar ao utilizar técnicas e métodos de gestão positiva de conflitos. O curso será ministrado por Anna Maria Marques de Almeida, José Manoel Pereira e Leila Duarte Lima.

    Na parte de técnicas autocompositivas estão entre os temas: afago; audição de propostas implícitas; balanceamento; Batna; comunicação conciliatória; despolarização do conflito; empatia; enfoque prospectivo; escuta ativa; espelhamento; geração de opções (perguntas orientadas); identificação QIS; inversão de papeis; legitimação; mapeamento do conflito; organização de questões; teste de realidade; e validação de sentimentos.

    O conteúdo programático de círculos de construção de paz inclui o fluxo interno dos círculos; a construção de valores; a definição de diretrizes; os pressupostos centrais dos círculos; o círculo de planejamento; os conceitos de check in e check-out; o fluxo externo dos círculos; e o papel do facilitador.

    Serviço:

    Curso “Técnicas autocompositivas de gestão de conflitos e círculos de construção de paz”

    Data: 7 de agosto a 13 de novembro, às quartas-feiras
    Horário: 14h30 às 17h30
    Modalidade: presencial
    Local: sala 558 da Sede do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, lote 2
    Carga horária: 42 horas
    Inscrições: até 21 de julho neste link
    Prazo para conclusão dos cursos autoinstrucionais (pré-requisitos): até 21 de julho
    Clique aqui para acessar o edital

    SourceMPDFT


    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES