20.5 C
Brasília
quinta-feira, julho 4, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Rota da espiritualidade é atração de Corpus Christi no Distrito Federal

    O feriado de Corpus Christi é um momento de celebração e contato com a espiritualidade para milhares de brasilienses que se identificam com a religião católica. Em sintonia com as festividades, a Rota da Paz traz recomendações de pontos turísticos do Distrito Federal para quem quer aproveitar o feriado e se conectar com a fé em diferentes manifestações.

    “Nosso objetivo é mostrar para visitantes e brasilienses que é possível curtir atrativos em Brasília durante as folgas prolongadas. O que as pessoas mais procuram hoje, na correria da vida que ainda temos, é um turismo de bem-estar, de contemplação e de descanso”

    Yula Moura, turismóloga da Setur

    Criada pela Secretaria de Turismo do DF (Setur), do Governo do Distrito Federal (GDF), a proposta integra a coleção Rotas de Brasília, uma seleção de atrativos que representa o potencial turístico da capital da República muito além dos monumentos traçados no Eixo Monumental.

    A turismóloga da Secretaria de Turismo do DF (Setur), Yula Moura, destaca a rota como uma alternativa que engloba, além de propostas ligadas a diferenças crenças, pontos icônicos da capital nas proximidades, para que as pessoas possam aproveitar mais de um segmento do turismo em um único passeio.

    “Nosso objetivo é mostrar para visitantes e brasilienses que é possível curtir atrativos em Brasília durante as folgas prolongadas. O que as pessoas mais procuram hoje, na correria da vida que ainda temos, é um turismo de bem-estar, de contemplação e de descanso”, destaca a profissional.

    Pensando nisso, a especialista elencou pontos turísticos da religião católica, em homenagem ao feriado, que integram a rota. Confira:

    Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

    Ao visitar a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, aproveite também para conhecer a Superquadra Modelo da 308 Sul. Uma verdadeira aula de arquitetura e urbanismo que reúne num só lugar a assinatura dos grandes artistas que tornaram Brasília única, com projeto urbanístico de Lúcio Costa e paisagismo de Burle Marx, com azulejos de Athos Bulcão.

    Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt

    Outra sugestão é o santuário, localizado na DF-001, ao lado da Torre Digital, conhecida como a “Flor do Cerrado”, como foi apelidada a última obra de Oscar Niemeyer.

    “O santuário é de origem alemã, e oferece uma visão panorâmica, você consegue ver Brasília inteira de lá. Além de ser um local maravilhoso, que remete muito a paz, fica a poucos metros da Torre Digital, uma excelente alternativa de visita, conhecer os dois pontos”, recomenda Yula Moura.

    A Torre Digital, com 170 metros de altura, conta com duas cúpulas. A mais baixa, com 60 metros, está aberta à visitação e destina-se para exposições sazonais | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

    Já a Torre Digital é um verdadeiro monumento, com 170 metros de altura – 120 metros de concreto e 50 metros de estrutura metálica. Nas laterais, há duas cúpulas de vidro. A mais alta está a 80 metros do chão, onde há um projeto para um bar-café. A parte mais baixa, com 60 metros, já está aberta à visitação e destina-se para exposições sazonais.

    Santuário Arquidiocesano Menino Jesus

    Brasília possui a segunda maior basílica do país. O Santuário Arquidiocesano Menino Jesus, localizado em Brazlândia, fica atrás apenas da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

    “Lá também está exposto o Papamóvel, o veículo usado pelo papa João Paulo II quando ele veio a Brasília, em 1980 e em 1991”, destaca a turismóloga. “Além dele, a região administrativa é rica em atrativos naturais, como trilhas, cachoeiras, hotéis fazenda, parques e muitas opções para os apaixonados por aventura”.

    Além dos pontos da religião católica, a rota também traz indicações de outras religiões e crenças. Neste link, você acessa a lista completa de rotas de turismo do DF, com opções de diferentes segmentos (Coleção Rotas Brasília).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES