20.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 20, 2025
Mais...

    Abertas as inscrições para o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis 2025

    Municípios de Minas Gerais e Consórcios Intermunicipais mineiros que têm interesse em executar o Programa de Educação Ambiental “Jovens Mineiros Sustentáveis” nas escolas que atendem alunos do 5º ano do Ensino Fundamental já podem se inscrever. O prazo para adesão vai até 20/2 e as inscrições podem ser feitas on-line no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

    Criado por iniciativa da Semad, em parceria com os municípios e com o Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o programa tem como objetivo principal promover a educação ambiental e humanitária para crianças de 10 a 12 anos. A estratégia envolve um conjunto de atividades pedagógicas que capacitam professores e sensibilizam alunos sobre temas como consumo consciente de água e energia, cidadania ambiental, gestão de resíduos sólidos, preservação da fauna e das florestas e mudanças climáticas.

    Desde sua implementação, em 2021, a ação já capacitou 793 professores, impactou 18.463 alunos, envolveu 360 escolas e alcançou 152 municípios em todas as regiões do estado.

    Educação para um futuro sustentável

    O programa inclui a formação de professores por meio de um curso de Educação a Distância (EaD) em Educação Ambiental, que possui certificação da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e nota nove no mercado educacional. Além disso, os alunos recebem cadernos didáticos com atividades orientadas e realizam ações práticas nas escolas para consolidar o aprendizado.

    As iniciativas são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Referência de Minas Gerais, além de estarem integradas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As atividades práticas permitem avaliar indicadores como mobilização, percepção ambiental, aprendizado, senso de coletividade, mudança comportamental e compromisso com a sustentabilidade.

    Para o diretor de Educação Ambiental da Semad e coordenador geral do programa, Ricardo Cottini, a formação de cidadãos conscientes começa na infância. “O futuro que almejamos depende de como conduzimos o presente. As crianças e jovens precisam ser sensibilizados sobre os impactos ambientais e as crises ecológicas para desenvolverem hábitos e atitudes responsáveis”, enfatiza.

    Já o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco, reforça que a ação está alinhada ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, promovendo protagonismo infanto-juvenil, consumo consciente, capacitação de educadores e governança ambiental. “Ser um município Jovens Mineiros Sustentáveis significa estar alinhado com as políticas ambientais globais, um diferencial estratégico na governança pública”, destaca.

    O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis tem ganhado reconhecimento nacional e internacional, sendo apresentado como referência para outros estados e até mesmo na COP 29.

    As prefeituras e consórcios interessados em aderir ao programa podem realizar a inscrição por meio do formulário disponível neste link.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES