20.5 C
Brasília
terça-feira, abril 8, 2025
Mais...

    Cardápio na Quaresma: docente do Senac dá dicas de como substituir carne, doces e bebidas alcoólicas

    A Quaresma é um período de reflexão e penitência para os cristãos e um dos costumes mais comuns nesse tempo é a redução do consumo de carne vermelha, como boi e porco. Mas encontrar substituições equilibradas e saborosas pode ser um desafio. Segundo Ana Carolline Pereira, nutricionista, mestre em Saúde e docente do Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, há diversas alternativas que garantem sabor e nutrientes.

    Ana Carolline Nutri
    Ana Carolline Nutri

    “A carne vermelha pode ser substituída por peixes, ovos, queijos e lácteos. Além de serem fontes ricas em proteína, essas opções trazem variedade ao cardápio”, explica a especialista. Peixes como tilápia e sardinha são acessíveis e fáceis de preparar, enquanto ovos e queijos podem compor refeições rápidas e nutritivas.

    Foto de Alex Teixeira na Unsplash
    Foto de Alex Teixeira na Unsplash

    Além da carne, algumas pessoas também optam por restringir outros alimentos nesse período, como pães, doces e bebidas alcoólicas. Para essas mudanças, há boas alternativas. “No lugar do pão francês ou de preparos com farinha branca, uma opção interessante são bolinhos caseiros ou cookies feitos com farinha de amendoim ou aveia. A batata-doce cozida também é um excelente acompanhamento para o café da manhã”, sugere Ana.

    Quem evita bebidas alcoólicas e refrigerantes pode experimentar alternativas refrescantes. “Água com gás e limão espremido é uma excelente substituição, além dos sucos naturais de frutas, que são saudáveis e saborosos”, orienta a chef.

    Para quem vai dar uma pausa no chocolate durante as sobremesas, o segredo está nas frutas e doces caseiros. “Frutas desidratadas, como damasco, uva-passa e tâmaras, ajudam a matar a vontade de doce. Tem ainda os preparos caseiros, como goiabada, mangada ou doce de coco. Outra dica é usar cacau em pó ou canela sobre frutas frescas para realçar o sabor”.

    Receita especial: torta de legumes sem farinha

    Para quem busca um prato prático e nutritivo para substituir a carne vermelha, a especialista sugere uma torta de legumes sem farinha, que combina sabor e leveza.

    Ingredientes:

    · 6 ovos

    · 1 chuchu ralado

    · 2 cenouras médias raladas

    · 1 abobrinha pequena ralada

    · 100g de muçarela ralada

    · 1 colher (chá) de mix de ervas (sugestão: cebolinha, salsinha e alecrim desidratados)

    · 1 colher (café) de orégano

    · 1 colher (sopa) de fermento em pó

    · Sal a gosto

    Modo de preparo:

    1. Em uma tigela, bata bem os ovos.

    2. Acrescente a muçarela e o fermento em pó e misture.

    3. Junte os legumes ralados, o mix de ervas, o orégano e o sal e misture bem.

    4. Despeje a mistura em um refratário untado com manteiga.

    5. Leve ao forno médio preaquecido até dourar (cerca de 45 minutos).

    6. Retire do forno e sirva em seguida.

    “Com pequenas adaptações, é possível manter uma alimentação equilibrada, variada e cheia de sabor durante a Quaresma”, finaliza a docente Ana Carolline Pereira.

    Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Minas

    A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

    O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 unidades móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.

    A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES