20.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 4, 2025
Mais...

    Data Lake MG da Prodemge é regulamentado como repositório de dados oficial do Estado

    Minas Gerais já pode contar com uma ferramenta capaz de reunir e permitir o compartilhamento de dados de segurança pública, saúde, educação e trânsito, entre outros, em um mesmo repositório.

    A publicação do decreto 49.009, de 2025, do Governo de Minas, oficializou a implementação de mais uma ação da Estratégia Estadual de Governo Digital com a criação do Comitê Gestor de Governança de Dados (CGGD). E também o Data Lake MG da Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), como repositório central de dados do Poder Executivo.

    O objetivo é fortalecer a Inteligência de Dados, buscando melhorar a eficiência e a transparência dos serviços públicos.

    A Seplag-MG é responsável pela presidência do comitê, que tem como principal meta aprimorar a tomada de decisões e a disponibilidade de serviços nos órgãos e entidades estaduais. Além disso, o comitê visa incentivar o reuso contínuo e ético dos dados disponíveis para análises, promovendo também a interoperabilidade e a personalização dos serviços públicos.

    Segundo o superintendente Central de Governança Eletrônica da Seplag-MG, Fabrício Salum, com essa iniciativa espera-se aumentar a capacidade e a qualidade das decisões baseadas em dados, além de oferecer diretrizes claras para o compartilhamento de informações entre os órgãos e entidades do Governo de Minas.

    “Com essa ação, garantimos não apenas a melhoria na tomada de decisões e na disponibilidade de serviços, como também o cumprimento rigoroso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que a privacidade e a segurança das informações dos cidadãos mineiros sejam sempre respeitadas”, afirmou.

    Gestão de dados

    A ação destaca o papel estratégico da Prodemge na busca pela transformação digital dos serviços públicos.

    A companhia promoverá o desenvolvimento, a implantação, a manutenção, o processamento e o suporte tecnológico da ferramenta, e orientará os usuários quanto ao acesso e a utilização do Data Lake MG.

    O decreto informa, ainda, que órgãos, entidades e instituições públicas poderão aderir ao Data Lake MG mediante a celebração de instrumento jurídico específico.

    Diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis explica que a companhia fará a gestão tecnológica e de implantação de ferramentas de governança desses dados, além de apoiar em outras demandas.

    “Os órgãos poderão se conectar ao Data Lake MG para criar painéis gerenciais e extrair as informações que desejarem. A Prodemge, como líder técnica, estará à disposição para auxiliá-los no que for necessário”, explica.

    A centralização, a segurança e o gerenciamento são outros benefícios, inclusive com impacto para o cidadão, por meio de acesso a dados de aplicativos e outros sistemas interligados.

    Reis destaca também o saneamento desses dados no repositório Data Lake MG, que passam a ser confiáveis por terem origem em fonte única de informação, não replicada. O diretor-presidente antecipa o que esperar em relação à evolução da ferramenta.

    “Essa base com grande volume e integração de dados vai permitir a extração de informações gerenciais e operacionais, além do uso de inteligência artificial e predições em áreas como saúde, educação, segurança pública e trânsito, entre outras. As possibilidades com essa iniciativa são infinitas”, finaliza.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES