20.5 C
Brasília
quarta-feira, agosto 27, 2025
Mais...

    Governo de Minas conclui implantação do Sei!MG em Unaí e em mais dois novos municípios

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), concluiu a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) em mais três municípios: Nova Lima, Pompéu e Unaí. Com essas adesões, já são sete cidades inseridas no Sei!MG Municípios, que promove a tramitação digital de processos e documentos como ofícios, memorandos, atas e comunicados.

    Presente em todos os órgãos do Executivo estadual, o Sei!MG substituiu o papel, gerando economia, aumentando a segurança das informações e agilizando fluxos de trabalho. O sistema também contribui para a sustentabilidade, ao reduzir impressões e deslocamentos.

    A expansão para prefeituras começou em junho de 2024, com o projeto Sei!MG Municípios, realizado em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e com apoio do Programa Nacional de Processo Eletrônico, do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI).

    “O Sei!MG Municípios garante mais eficiência, segurança e transparência para as administrações municipais. Com o apoio da Seplag-MG e da Prodemge, as prefeituras passam a contar com uma ferramenta já consolidada no Governo de Minas, que contribui para a melhoria dos serviços públicos e para a eficiência do Estado”, destaca a diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Processo Eletrônico da Seplag-MG, Fernanda Mendes.

    Resultados já alcançados

    Em Nova Lima, a implantação começou em agosto, pelos processos de comunicação interna. Em apenas duas semanas, a prefeitura registrou cerca de 400 processos autuados e mais de 500 usuários ativos. Em Unaí, que finalizou a implantação no dia 21/8, já são 20 processos autuados, 79 documentos e 17 usuários ativos na Secretaria Municipal de Saúde.

    Em Pompéu, o uso começou nos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, na Secretaria de Governo, na Procuradoria e na Controladoria, com memorandos, ofícios, processos disciplinares, Estudos Técnicos Preliminares (ETPs), apuração de responsabilidade, atas e remessas de documentos.

    Sei!MG Municípios

    Antes de Nova Lima, Pompéu e Unaí, outras quatro cidades haviam aderido ao projeto: Lavras, Ribeirão das Neves, Teófilo Otoni e Timóteo. O objetivo do Governo de Minas é ampliar a digitalização da gestão pública em todas as regiões do estado.

    Segundo a superintendente de Sistemas Especializados da Prodemge, Lilian Patrícia, a Companhia desenvolve o sistema de acordo com a demanda de cada cidade. Ela também destaca a facilidade de acesso via Gov.br e a integração do Sei!MG com secretarias e demais instituições do Governo de Minas. “Estamos criando um ambiente de testes para validar atualizações em massa, reforçando o compromisso com qualidade, segurança e eficiência dos serviços prestados”, ressalta

    As prefeituras interessadas em participar podem acessar a página oficial do Sei!MG Municípios e preencher o formulário disponível na aba “Quero aderir”, neste link.

    O Sei é uma plataforma gratuita de gestão de documentos e processos eletrônicos, criada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e disponibilizada para órgãos públicos em parceria com o MGI.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES