20.5 C
Brasília
quinta-feira, julho 17, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Governo de Minas cria canal de atendimento exclusivo para o setor produtivo

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), lança o Simplifique – Minas Livre Para Crescer, um canal exclusivo de atendimento para que o setor produtivo mineiro possa contribuir diretamente para que o ambiente de negócios seja mais favorável para quem quer empreender, crescer e prosperar em Minas.

    O novo canal é destinado a empresários, produtores rurais, consumidores, entidades empresariais, cidadãos e demais interessados que queiram sugerir mudanças nos procedimentos e processos dos órgãos e entidades públicas estaduais, visando a otimização e a simplificação dos serviços prestados pelo Estado.

    “O esforço conjunto entre o Governo de Minas, por meio da Sede-MG, de outras secretarias e de parceiros do sistema de desenvolvimento econômico do Estado, têm tornado menos burocrático o processo para empreender em Minas Gerais e traz inúmeros resultados para quem quer crescer e prosperar em Minas”, ressalta a secretária da Sede-MG, Mila Corrêa da Costa.

    O registro de demandas deve ser feito no site da OGE/MG, na aba do canal Simplifique.

    “O canal fortalece o diálogo entre o governo e quem faz a economia girar. É uma ferramenta essencial para ouvir empresários, produtores e cidadãos, promovendo melhorias reais e mais agilidade no ambiente de negócios em Minas Gerais”, afirmou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.

    Classificação e análise das demandas

    A ferramenta foi idealizada no âmbito do programa Minas Livre para Crescer (MLPC), que tem como uma de suas frentes de trabalho o recebimento de proposições que visam solucionar obstáculos que dificultam o pleno desenvolvimento dos negócios no estado.

    As demandas recebidas serão divididas em duas temáticas, sendo a primeira para as proposições que estão relacionadas à criação, alteração e revogação de atos normativos como decretos, resoluções e outras normas.

    Já a segunda, aberta para sugestões de uniformização de entendimento, que versa sobre decisões administrativas conflitantes relacionadas a atos de liberação de atividade econômica ou à fiscalização.

    Ao receber as manifestações, as propostas serão analisadas e encaminhadas ao órgão estadual responsável, que seguirá o fluxo de trabalho com prazos e padrões de resposta definidos pelo Novo Decreto de Liberdade Econômica de nº 49.013, de 3/4/2025.

    Desde 2019, mais de 80% das demandas recebidas no âmbito do Minas Livre Para Crescer foram convertidas em melhorias para o setor produtivo.

    Demandas convertidas em melhorias

    Para a efetivação dessas melhorias, diversos órgãos e secretarias estaduais foram mobilizados, beneficiando diversos setores mineiros. Um exemplo é a indústria moveleira que, desde outubro de 2024, passou a poder transformar resíduos de MDF/MDP em combustível alternativo. O material, antes descartado, já pode ser reutilizado ou comercializado, promovendo sustentabilidade e competitividade.

    Em outra proposição, empresas de Estampagem de Placas de Identificação Veicular (EPIVs) ficaram dispensadas de apresentar licença ou alvará de funcionamento para realizar o credenciamento em municípios que classificam a atividade como de baixo risco.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES