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sexta-feira, setembro 27, 2024
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    Governo de Minas lança Projeto de Leitura e Escrita com investimento recorde de R$ 212 milhões

    A leitura e a escrita são pilares fundamentais para a formação integral dos estudantes, permitindo que desenvolvam habilidades e competências e se tornem cidadãos mais críticos, conscientes e preparados. Pensando nisso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lançou o Projeto de Leitura e Escrita, nesta quarta-feira (25/9).

    Serão investidos R$ 212 milhões para modernizar bibliotecas, possibilitar a aquisição de novos acervos literários e incentivar a leitura nas mais de 3,4 mil escolas da rede estadual.

    Esse é o maior investimento já feito pelo Governo de Minas para desenvolver as habilidades de leitura e escrita nas crianças e jovens da rede pública, uma ação prioritária, como destacou o governador Romeu Zema.

    “A educação em Minas Gerais é tratada com muita atenção e prioridade. A leitura e a escrita são fundamentais para uma educação de qualidade. Este é mais um passo para garantir uma educação pública de excelência para todos os mineiros,” afirmou Romeu Zema.

    A proposta do projeto surgiu após um monitoramento detalhado feito pelo Programa de Recomposição de Aprendizagens (PRA), que identificou a necessidade de fortalecer a leitura e a escrita como habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes em todas as áreas do conhecimento.

    O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destacou a importância da iniciativa.

    “Estamos realizando investimentos históricos, não só em infraestrutura e formação técnica, mas também na revitalização das nossas bibliotecas, que serão as melhores do Brasil”, enfatiza.

    “Nosso objetivo é garantir que todos os estudantes da rede pública saibam ler e escrever na idade certa”, destacou o secretário de Estado de Educação.

    Alvarenga também frisou que os recursos já estão disponíveis, para uso imediato. “Não estamos anunciando um investimento futuro, o dinheiro já está na conta de cada diretor escolar”, afirmou.

    O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo superintendentes regionais de Ensino, diretores e analistas educacionais, articuladores do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além de Professores de Uso da Biblioteca (Peub), entre outros.

    Estruturação do projeto

    O Projeto de Leitura e Escrita será estruturado em três frentes de atuação coordenadas: a primeira se concentra na sala de aula, incentivando todos os educadores a integrar a leitura e a escrita nas diversas áreas do conhecimento, reconhecendo que essa é uma responsabilidade compartilhada.

    “É um grande projeto para o fortalecimento das estratégias para desenvolvermos melhor a consolidação das habilidades de leitura e escrita de todos os nossos estudantes da rede”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.

    A subsecretária reforça ainda que o projeto envolve todas as áreas do conhecimento, todos os componentes curriculares.

    “Então, é um papel fundamental que toda escola compreenda a proposta do projeto para que ele seja um sucesso e alcance exatamente os resultados que pretendemos obter, de leitores fluentes na nossa rede”, destaca.

    A segunda frente envolve a revitalização dos espaços e cantinhos de leitura, que serão reformulados para se tornarem ambientes inspiradores e acolhedores, fomentando o hábito da leitura.

    Por fim, a terceira frente mobiliza parceiros, como Elefante Letrado, Estudo Play e Britânica, para fortalecer as ações do projeto, garantindo um esforço conjunto em prol da educação básica.

    “Investir em leitura e escrita, é o primeiro passo para sanar dificuldades, pois a leitura abre todas as portas, de todas as áreas do conhecimento. Se nossos alunos forem capazes de ler e escrever bem, serão capazes de não somente vencer o currículo, mas também de ter sucesso em toda sua vida”, destacou Polliana Lopes, analista educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha.

    Investimentos estratégicos

    A proposta destina R$ 180 milhões para a reforma e modernização das bibliotecas nas mais de 3,4 mil escolas da rede estadual de ensino. Outro destaque é o investimento de R$ 7 milhões para garantir acesso ao vasto acervo da Britannica Education, que também foi disponibilizado às redes de ensino municipais que aderiram ao programa Mãos Dadas.

    Além disso, o Governo de Minas investiu R$ 5 milhões na plataforma Elefante Letrado, destinada a incentivar a leitura e melhorar a compreensão leitora dos alunos do 6º ano. Outros R$ 20 milhões serão aplicados no Território da Leitura, programa voltado a alunos do 5º ano para promover a fluência leitora e ampliar o repertório cultural.

    Caixa Escolar Digital

    Além do Projeto de Leitura e Escrita, foi formalizado convênio entre a SEE/MG e o Banco do Brasil para a implementação do Caixa Escolar Digital. A ferramenta BB Gestão Ágil será utilizada para a gestão financeira dos Caixas Escolares.

    A celebração do convênio contou com o apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), que está sempre na busca de melhores oportunidades para o Estado no que se refere à melhoria dos controle e do acompanhamento do gasto público e à facilitação do relacionamento com instituições financeiras.

    “Essa abertura de contas que realizamos em conjunto com o Banco do Brasil vai propiciar a gestão integrada, em tempo real, de todas as contas de caixa escolar do estado de Minas Gerais”, detalha o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes.

    Gomes explica que a iniciativa vai trazer, primeiramente, compliance, essencial para gestores públicos, e também uma melhor aplicação dos recursos, na medida em que cada saldo será corretamente aplicado, o que vai significar mais recurso e mais liquidez para a utilização na educação do estado.

    Com a aplicação digital, o Governo de Minas espera garantir uma administração mais eficiente dos recursos, assegurando que o investimento na modernização das bibliotecas seja bem empregado e impacte diretamente a qualidade do ensino nas escolas estaduais.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

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