20.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 20, 2025
Mais...

    Nova lei do Ipsemg altera critérios para credenciamento da rede assistencial

    O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) publicou, nesta terça-feira (18/2), no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (página 50) os novos editais de credenciamento para hospitais, clínicas, laboratórios e serviços odontológicos.

    Os novos editais já estão em consonância com a nova Lei de Licitações nº 14.133/2021 e consideram ainda as alterações nas regras de financiamento advindas da Lei nº 25.143/2025, garantindo mais igualdade e oportunidade entre os interessados. Para acessar todas as informações, clique aqui.

    Ainda, por meio da Portaria nº 8, de 18/2/2025, foi estabelecida uma nova tabela para a rede contratada, prevendo reajustes na remuneração de serviços de saúde essenciais e de impacto na assistência aos beneficiários. Esses ajustes foram viabilizados em função do aumento da arrecadação e consequente fortalecimento da gestão financeira do instituto promovido pelas atualizações da Lei nº 25.143/2025. As informações também estão no Diário Oficial do Estado, na página 24.

    “Com os novos editais e a tabela estabelecida, o Ipsemg pretende incentivar a oferta e a acessibilidade dos seus serviços e, assim, atender de forma mais eficiente às necessidades dos beneficiários”, destaca o presidente do Ipsemg, André dos Anjos.

    Principais mudanças

    A partir deste ano, a inscrição dos interessados deverá ser realizada exclusivamente via peticionamento eletrônico no Sei!MG. Os prestadores deverão preencher o formulário de inscrição e anexar a documentação exigida para habilitação jurídica, técnica, fiscal, social e trabalhista.

    Os editais permanecerão abertos, respeitando os ciclos bimestrais de avaliação da demanda assistencial e da disponibilidade de recursos financeiros. O processo seguirá as seguintes etapas: inscrição do prestador; avaliação da documentação; emissão de pareceres de habilitação/inabilitação; divulgação da lista de credenciados; convocação para contratação, conforme necessidade.

    Os interessados devem se inscrever dentro dos prazos estabelecidos em cada ciclo de credenciamento, disponíveis no site do Ipsemg.

    Critérios de avaliação e distribuição da demanda

    Entre as principais inovações está a adoção de critérios técnicos para a distribuição da demanda entre os credenciados. Os prestadores habilitados serão ranqueados com base em pontuação obtida segundo critérios objetivos definidos nos editais, tais como a diversidade de serviços oferecidos; quantidade de especialidades disponíveis; número de profissionais no corpo clínico.

    A cada final de ciclo bimestral, a lista de credenciados será publicada no site do instituto, contendo os prestadores habilitados. A convocação para contratação ocorrerá conforme critérios pré-estabelecidos e a necessidade da administração pública.

    Além disso, para ampliar e organizar a oferta de serviços de saúde de forma eficiente, os novos critérios preveem a contratação de prestadores em municípios com, no mínimo, mil beneficiários ativos. Serão priorizados os prestadores que ofereçam serviços mais completos e qualificados, com destaque para as sedes de macrorregiões, seguidas das sedes de microrregiões e municípios estratégicos.

    Zelar por quem cuida de Minas

    Aprovada em 8/1/2025, a Lei nº 25.143 fortalece a assistência à saúde dos servidores estaduais e seus dependentes, assegurando melhorias na prestação de serviços médicos, hospitalares, odontológicos e farmacêuticos.

    Com a atualização das regras e valores das contribuições, a nova legislação amplia a arrecadação do instituto, possibilitando investimentos estratégicos na rede assistencial. O objetivo é garantir mais acessibilidade, eficiência e qualidade no atendimento, consolidando o compromisso do Ipsemg com a saúde dos servidores públicos de Minas Gerais.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES