20.5 C
Brasília
domingo, abril 13, 2025
Banner Diario Bonfinopolis
Mais...

    Novas soluções da Prodemge agilizam e modernizam contratações temporárias da Secretaria de Educação

    A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) entregou à Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) novas soluções que promovem melhorias de Recursos Humanos (RH) na rotina das escolas, professores e quadro administrativo, beneficiando diretamente 1,5 milhão de estudantes da rede.

    Realizadas por equipes da Superintendência de Sistemas Educacionais e da Gerência de Sistemas de RH da Educação (GEF) da Prodemge, as entregas, válidas a partir deste ano, incluem a implantação do Quadro de Alocação de Pessoal (QAP) e novas funcionalidades ao Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe). Além do novo sistema Cadastro de Professores Externos (PEX).

    Muitas evoluções estão no Siagepe, que trata o processo de contratação temporária de pessoal; e no Controle Quadro Pessoal (SYSADP), que faz a gestão do quadro de funcionários das escolas e fornece o quantitativo de profissionais alocados.

    Já o QAP é um novo sistema que funciona atualizando a distribuição de professores nas turmas e realizando o levantamento de necessidades de contratação.

    Resultados

    Superintendente de Sistemas Educacionais da Prodemge, Renan Ribeiro, avalia as melhorias no RH da rede estadual de ensino.

    “Objetivamos a agilidade e organização dos processos de contratação, para benefício da administração das escolas e dos milhares de professores que querem trabalhar na rede estadual e, agora, terão acesso a um processo de alocação 100% transparente”, reforça.

    Ele destaca ainda que o benefício impacta diretamente a rotina de aprendizado, no dia a dia dos alunos, evitando demoras desnecessárias e salas de aula vazias.

    “A assertividade no processo de contratação contribui para garantir a presença do professor em sala de aula, seja substituindo um colega em licença médica ou mesmo assumindo uma vaga recém-aberta”, explica o superintendente de Sistemas Educacionais da Prodemge, Renan Ribeiro.

    O scrum master da equipe, Anderson Cadar, destaca que com a implantação do QAP, a SEE obteve celeridade na distribuição de professores nas turmas e melhoria na identificação de vagas necessárias para contratação temporária para carreiras de magistério, apoiando o levantamento de vagas efetuado pela SEE.

    “A participação de diretores e gestores no desenvolvimento da aplicação resultou em uma interface com melhor usabilidade. A solução reduz o número de cliques de 32 para um no processo para alocação de um professor”, comemora.

    Impacto

    O Superintendente de Gestão de Pessoas da SEE-MG, Tarcísio de Castro Monteiro, ressalta que a sustentação e ampliação de sistemas de tecnologia realizadas em parceria com a Prodemge representam um salto de organização, qualidade e transparência na contratação de profissionais da Educação.

    “A entrega de soluções inovadoras e de qualidade vêm transformando os processos de RH da rede estadual e têm impacto direto na qualidade do ensino em Minas. Vivemos um momento de legado”, afirma o superintendente de Gestão de Pessoas da SEE-MG, Tarcísio Monteiro.

    Mais entregas

    No Siagepe, a entrega do Painel Gerencial se destaca por unificar informações e facilitar a gestão de contratação temporária de pessoal tanto do magistério (professores) quanto de pessoal administrativo, dispensando todo um processo anteriormente feito de forma manual.

    O novo sistema Cadastro de Professores Externos (PEX), integrado ao Quadro de Alocação de Pessoal (QAP), também faz parte das entregas da Prodemge na área da Educação.

    O objetivo é possibilitar o cadastramento de professores externos à rede pública de ensino que passarão a ministrar aulas nas escolas estaduais por meio dos projetos Educação de Jovens e Adultos (EJA), Somar e Trilhas de Futuro.

    Uma grande inovação trazida pelo PEX é a integração com a Receita Federal para a validação do cadastro do professor via CPF. Outro benefício é permitir o acesso ao diário eletrônico DED+ a professores e estudantes.

    Mais entregas para o RH da Educação podem ser conferidas neste link.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES