20.5 C
Brasília
quinta-feira, abril 3, 2025
Mais...

    Prazo para pagamento da Taxa de Licenciamento do Veículo vence na próxima segunda-feira (31/3)

    A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) alerta para o prazo de pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), que termina na próxima segunda-feira (31/3). Para este ano, o valor é de R$ 35,18.

    O pagamento pode ser feito por meio da Guia de Arrecadação Estadual (DAE), gerada no site da SEF, ou via Pix. Para isso, basta digitar o endereço www.fazenda.mg.gov.br e clicar em “Taxa de Licenciamento – TRLAV”, no menu de acesso rápido.

    O contribuinte também pode se dirigir a uma agência física dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander), bastando informar nos guichês ou nos caixas de autoatendimento o número do Renavam do veículo.

    Em caso de atraso no pagamento, é cobrado encargo de 0,15% ao dia até 30º dia; 9% do 31º até o 60º dia; e 12% a partir do 61º dia.

    Cuidados

    Para efetuar o pagamento da TRLAV de forma segura, os proprietários de veículos devem tomar alguns cuidados, conforme orienta o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

    “Assim como temos instruído no pagamento do IPVA, é importante o contribuinte estar atento para não cair em golpe ao quitar a TRLAV. Recomendamos o acesso à página da Secretaria de Fazenda pelo navegador de internet, digitando www.fazenda.mg.gov.br, nunca usando buscadores de sites”, alerta.

    “Caso opte por pagar a taxa via Pix, é importante observar o nome do beneficiário do pagamento, que é Estado de Minas Gerais, e o banco emissor Itaú ou Santander”, completa o secretário.

    Além dos encargos financeiros por atraso, a falta de pagamento da TRLAV impede a liberação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é o documento exigido pela autoridade de trânsito.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES