
Informação gera empatia, empatia gera respeito.
Com esse lema e em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2/4), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e com apoio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), promoveu uma live especialmente dedicada a educadores de todo o estado.
A informação é o melhor caminho para derrubar preconceitos e promover respeito e inclusão das pessoas autistas. Trazer para a rede a discussão das barreiras atitudinais, assim como a importância do acolhimento às famílias e aos estudantes que são público da educação especial, foi uma das maneiras utilizadas pelo Estado para debater o tema.
Atualmente, Minas Gerais conta com cerca de 21 mil estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na rede estadual de ensino. Na live realizada na última segunda-feira (31/3), o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, destacou o trabalho contínuo e inédito que tem sido feito nos últimos anos, a favor não apenas da população autista, como também da população com deficiência e doenças raras.
“Minas Gerais tem a maior e a melhor política pública para a pessoa com deficiência e doenças raras do país. Temos, pela primeira vez, na Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) uma previsão orçamentária para o Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais). É política pública perene, política pública de verdade”, afirmou Marcelo Aro.
O secretário de Estado de Governo citou ainda outras ações que Minas tem adotado relacionadas ao autismo, como a ampliação do Teste do Pezinho e o investimento na construção de salas multissensoriais. “Minas foi o primeiro estado do Brasil a fornecer o Teste do Pezinho ampliado e isso revoluciona, salva vidas!”, exaltou Aro.
A live contou também com a participação do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, da superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima, da terapeuta ocupacional Paula Borges e da mediadora Suellen Cristina Coelho.
“Esse é um tema que necessita de bastante humanização, de um olhar diferenciado para com nossos estudantes. Somente no ano passado, tivemos um grande investimento na área de inclusão. Além dos nossos professores de apoio e salas de recursos, enviamos R$ 125 milhões para nossas escolas para investimento nas salas de recursos”, observou Igor de Alvarenga.
A live pode ser conferida abaixo:
Promais
Como parte do Promais, o Governo de Minas investiu R$ 9,3 milhões na implantação de parques multissensoriais em todos os 31 Centros Especializados em Reabilitação do estado. Os parques contam com uma série de funcionalidades e contribuem para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, doenças raras e TEA.
Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Recentemente, o Governo de Minas anunciou a ampliação das funções da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Agora, o documento passa a contar com a inclusão do Código Internacional de Doenças (CID), o que facilita a identificação e o acesso a serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social. Hoje, em Minas Gerais, 45 mil pessoas, em 787 municípios, utilizam a carteirinha.
O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e oficializado no Brasil em 2018.