A empresa aérea Azul Linhas Aéreas, em parceria com o Governo de Minas, lançou oficialmente nesta sexta-feira (23/6), em evento no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, mais dois voos regulares internacionais partindo de Minas Gerais. Um deles ligará a capital mineira à cidade de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e o outro fará o trecho entre BH e a ilha de Curaçao, no Caribe. Com a participação decisiva do governo, a inauguração das novas rotas amplia a oferta de voos para mineiros, facilitando o acesso direto a mercados importantes, impactando em novos negócios e na geração de empregos, além de incentivar o turismo.
“Sabemos a importância de se estar conectado. No início do ano, lançamos uma política estadual para impulsionar conexões aéreas regionais, nacionais e internacionais por meio do fortalecimento do hub aéreo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, negociando com as empresas. A chegada desses novos voos diretos representa facilidade logística para os turistas e, também, para quem deseja fazer negócios, potencializando a geração de emprego e renda”, disse o governador Romeu Zema.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, também celebrou o lançamento dos novos voos. “O desenvolvimento do estado e seus municípios perpassa, dentre outros aspectos, por nossa capacidade de criar novas e sólidas conexões. As novas rotas alavancam a possibilidade de atrairmos novos investimentos, bem como impulsionam os já existentes em Minas Gerais. Isso tudo colabora para tornar o estado cada dia mais aberto, oferecendo uma melhor logística para os negócios. Além disso, também é um passo importante para o fomento ao turismo, já que aproxima e evidencia todo o potencial mineiro e aquece a economia”, enfatizou.
‘Veneza das Américas’
De BH para Fort Lauderdale, serão três frequências semanais – às terças, sextas-feiras e domingos – partindo do BH Airport, às 12h30, com chegada prevista na cidade norte-americana às 20h. No sentido inverso, os voos acontecem às segundas, quintas-feiras e sábados, saindo de Fort Lauderdale às 20h, com pouso previsto em Belo Horizonte às 5h30.
“Fort Lauderdale é conhecida como a ‘Veneza da América’ e conta com 37 quilômetros de praias paradisíacas, que cobrem oito cidades litorâneas. A localidade tem uma vida cultural agitada, com boa gastronomia e um clima excelente durante todo o ano. Viabilizar voos para que muitos brasileiros possam conhecer esse destino é o que torna a Azul a companhia aérea com a maior capilaridade do país, conectando clientes de diversos aeroportos aos nossos hubs”, afirmou Fabio Campos, diretor de Relações Institucionais e Aeroportuárias da Azul.
O condado de Fort Lauderdale, que fica ao Norte de Miami, é uma porta de entrada, inclusive, para um dos destinos mais adorados pelos brasileiros. Miami é uma das cidades norte-americanas com maior parte da população formada por latinos. Entre porto-riquenhos, brasileiros, mexicanos e cubanos, eles representam 70% dos moradores.
“Minas Gerais tem uma relação bem próxima com os Estados Unidos, seja comercial, empresarial ou pelo grande número de mineiros que vivem lá. Desde o início da atual gestão do Governo de Minas, sabíamos que seria importante para a economia mineira retomar essa ligação aérea. Trabalhamos junto com as secretarias estaduais, a Azul e a BH Airport para que isso ocorresse o mais rápido possível. Hoje temos a felicidade de inaugurar a rota Belo Horizonte-Fort Lauderdale, na Flórida. Com isso, Minas se aproxima ainda mais da maior economia do mundo, facilitando o comércio, os investimentos e o turismo”, afirma João Paulo Braga, diretor presidente da Invest Minas.
Beleza e oportunidades no Caribe
Os mineiros também poderão viajar para a região do Caribe em um voo direto. Na mesma solenidade, a Azul lançou o trecho entre a capital mineira e a ilha de Curaçao, um território autônomo do Reino dos Países Baixos (Holanda), juntamente com Aruba e Saint Maarten. O voo partirá de BH aos sábados, às 13h, chegando ao destino às 18h, retornando aos domingos, saindo da ilha caribenha às 8h30 e chegando às 16h em Belo Horizonte.
Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport, celebrou o início das operações para Curaçao. “Estamos muito felizes em inaugurar uma rota direta do Brasil para o Caribe. Essa conquista reflete o nosso compromisso em oferecer uma ampla gama de opções de viagem para os nossos passageiros. Além de mais uma opção de voo, essa rota abrirá portas para conectar Minas Gerais e o Brasil a novas experiências e oportunidades de negócios. Que venham novos voos”, destacou.
Já o ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Ruisandro Cijntje, destacou a importância para a ilha da ligação direta com o Brasil, por meio de Belo Horizonte. “Este novo voo direto é uma conquista muito importante para continuar a aprimorar a indústria do turismo em Curaçao. O voo da Azul oferece a possibilidade de mais turistas do Brasil virem experimentar tudo o que Curaçao tem a oferecer. Além disso, esta nova conexão também oferece mais opções de viagem aos nossos moradores”, afirma o ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Ruisandro Cijntje.
O diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Alexandre Barquette, lembrou que, além do turismo, a rota direta abre um caminho a ser aproveitado pelas empresas mineiras. “O voo permite melhor acesso de produtos mineiros a umas das mais importantes regiões turísticas do mundo. A parceria de Minas com a Azul vem de longa data e está cada vez mais consolidada, aumentando a conectividade de Minas com o mundo, possibilitando a atração de mais investimentos e a geração de mais empregos para a população”, disse o executivo.
Com mais esses voos, Belo Horizonte se consolida como o terceiro maior terminal brasileiro em voos internacionais. Em 2022, eram duas rotas para cidades de fora do país, ligando a capital mineira a Lisboa (pela TAP) e à Cidade do Panamá (pela Copa Airlines).
Além dos novos voos da Azul lançados nesta sexta-feira, o BH Airport já opera frequências para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca, e começará em setembro os voos para Orlando (EUA), também pela Azul, e em novembro para Santiago, no Chile, pela Latam, podendo fechar 2023 com pelo menos sete destinos internacionais.