20.5 C
Brasília
sábado, novembro 23, 2024
Mais...

    BDMG e AMM oferecem curso gratuito de capacitação sobre regularização fundiária dos municípios

    No próximo dia 3/8, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) promove, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), curso gratuito sobre regularização fundiária municipal. Alinhada às estratégias do Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial (Minas Reurb), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a capacitação on-line pretende abordar os benefícios e a viabilidade de ações sobre o processo de ordenamento dos territórios. O curso foi pensado para gestores públicos, mas qualquer interessado poderá se inscrever e participar da capacitação, que vai acontecer de 9h às 12h.

    A regularização fundiária é uma iniciativa importante para o planejamento de políticas públicas. “Além de ser uma realização social, já que oficializa a posse daquele imóvel e garante segurança jurídica aos moradores, promove o desenvolvimento econômico das cidades, o ordenamento do espaço urbano, incentiva a economia local e aumenta arrecadação dos municípios”, ressalta o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto. “A oferta desse financiamento está alinhada à proposta do banco de apoiar o desenvolvimento regional. Não por acaso, devido à sua importância, esse assunto motivou a criação de uma linha de crédito do banco”, completa.

    Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, a parceria com o BDMG está dentro das diretrizes da associação, que tem como foco a capacitação dos servidores públicos municipais. “A regularização fundiária é um ponto importante que deve ser tratado como prioridade pelos gestores. E esse curso só reforça uma de nossas bandeiras que é capacitar as pessoas para que a gestão nos municípios, em todas as áreas, seja cada vez melhor, atendendo os anseios da população”, explica.

    Oferta de crédito

    O BDMG oferece, desde junho do ano passado, uma linha de crédito específica para as prefeituras realizarem a regularização fundiária urbana. De forma rápida e 100% digital, os financiamentos podem ser direcionados para a contratação de consultorias técnicas que estruturam todo o processo, como mapeamento, georreferenciamento e pesquisa cadastral dos imóveis, projeto urbanístico, cadastro dos proprietários, despesas cartoriais, entre outros.

    Mais de R$ 42 milhões já foram contratados ou estão em processo de análise/preenchimento pelas gestões municipais para pleitear o crédito.

    O curso, aberto ao público, será conduzido pela Escola de Gestão Municipalista da AMM. Para participar do treinamento é necessário se inscrever neste link.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES