20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    Covid-19: pessoas com comorbidades podem tomar vacina bivalente

    Pessoas com comorbidades foram incluídas nos grupos considerados prioritários para receber a vacina bivalente contra a covid-19. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (31) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a nota técnica, a inclusão foi feita por conta da disponibilidade de doses do imunizante e tem como base orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    A lista de comorbidades inclui:

    – diabetes mellitus
    – pneumopatias crônicas graves
    – hipertensão arterial resistente
    – hipertensão arterial estágio 3
    – hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
    – insuficiência cardíaca
    – cor-pulmonal e hipertensão pulmonar
    – cardiopatia hipertensiva
    – síndromes coronarianas
    – valvopatias
    – miocardiopatias e pericardiopatias
    – doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas
    – arritmias cardíacas
    – cardiopatia congênita no adulto
    – próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
    – doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares
    – doença renal crônica
    – hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves
    – obesidade mórbida
    – síndrome de Down e outras síndromes genéticas
    – doença hepática crônica

    Qualquer pessoa com idade entre 12 e 59 anos que tenha alguma das condições listadas e que já tenha tomado os dois reforços contra a covid-19 pode receber a bivalente. Não é necessário comprovar a comorbidade.

    “Ressalta-se que, para este grupo, não haverá exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada”, informa nota do Ministério da Saúde.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES