A delegada de Bonfinópolis de Minas, Fabiana Barreto participou do segundo episódio da série: Agosto Lilás do Podcast Sem Faz de Conta!
Felizmente o município não tem registros de feminicídios, mas os índices de violência doméstica aumentaram. Segundo dados da Polícia Militar da cidade, de janeiro a agosto deste ano, foram atendidas 20 ocorrências envolvendo violência doméstica, dessas, foram geradas 19 medidas protetivas de urgência.
A delegada falou do perfil de crimes contra a mulher em Bonfinópolis e dos desafios que as vítimas encontram para ter buscar seus direitos sem sofrer julgamentos e preconceitos da sociedade. Fabiana reconhece que o preconceito e a repressão na cidade pequena é maior devido a proximidade das pessoas.
A conversa pode alertar a população sobre a importância em respeitar a individualidade de possíveis vítimas e dar o apoio necessário para que ciclos de violência sejam interrompidos.
Ouça abaixo o episódio e compartilhe, gratuitamente!
Em Bonfinópolis de Minas, as mulheres que se sintam ameaçadas de violência física, devem entrar em contato nos números: (38) 3675-1971 e (38) 3675- 1969 da Delegacia, 190 (emergências policiais), (38) 9 9949-2189 (telefone funcional 5° Pelotão), 100 (direitos humanos) e 197 (Polícia Civil). O Cras, Conselho Tutelar e Ministério Público também são canais de acolhimento de mulheres vulneráveis sob ameaça de violência.
Além disso, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ampliou os canais de denúncias. As mulheres podem baixar o aplicativo Direitos Humanos BR, que recebe denúncias on-line de violência contra a mulher, contra o idoso e contra as crianças. Além do Ligue 180, que é um canal que funciona 24 horas por dia. As vítimas também podem mandar mensagem no WhatsApp ou Telegram. O número é o DDD 61 99656-5008. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia e o sigilo é garantido.