Resultado da escuta e participação dos servidores que compõem a rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresenta o novo Diário Escolar Digital + (DED+), ferramenta que registra e acompanha a frequência e o desempenho dos estudantes da rede pública. Considerado uma das prioridades da SEE/MG, o DED+ é a versão aprimorada do sistema anterior do Diário Escolar Digital e com novas funcionalidades, construídas com o auxílio de professores, diretores e especialistas da rede estadual.
O novo sistema foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a Assessoria de Inovação da SEE/MG. O DED+ estará disponível para uso a partir de 27/2, mas professores e servidores da rede pública já podem explorar as novas funcionalidades no seguinte link.
Cerca de 30 professores e diretores participaram do processo de escuta do usuário do DED+, incluindo etapas ativas de testes de usabilidade. Como destaca o assessor-chefe da Assessoria de Inovação da SEE/MG, Magno Torquette, a interação entre desenvolvedores e usuários permitiu ajustes e melhorias na interface, que garantem um sistema mais responsivo às necessidades dos professores. “Não é uma ferramenta entregue para a rede usar, é uma ferramenta que a rede participou do desenvolvimento e, por isso, ela é muito mais intuitiva e fácil de usar”, diz.
Ele também destaca a agilidade na navegação e a diminuição de cliques para concluir tarefas do DED+. “Com uma tecnologia nova, o tempo de processamento de todas as funcionalidades vai ser bem menor, facilitando a vida do professor na sala de aula”, complementa Torquette.
Novidades
As principais mudanças do DED+ focam em três funcionalidades: registro de chamadas, planejamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes.
Assim que acessarem o DED+, os professores encontrarão uma lista de suas turmas, facilitando a localização e o gerenciamento das atividades. Após selecionar a turma, o sistema apresenta o relatório geral da sala, contendo listagem dos estudantes, notas e faltas, podendo filtrar por bimestre ou pelo consolidado anual. Na mesma tela, com apenas um clique, o professor terá acesso à novidade da ‘Chamada do Dia’, registro de frequência do dia corrente.
Além do acesso ao menu de aulas e de avaliações da turma, o sistema oferece o relatório individual do estudante, proporcionando aos professores uma visão mais detalhada da trajetória escolar de cada aluno ao longo do ano. Para o panorama geral da turma, fica disponível um relatório por sala para consulta, incluindo listagem de estudantes, notas e faltas, também com opção de filtragem por bimestre ou consolidado anual.
Para otimizar o fechamento do bimestre, o DED+ apresenta uma listagem categorizada das turmas com pendências de lançamentos, direcionando o professor diretamente às tarefas pendentes com agilidade.
Próximas etapas
Nesta primeira etapa de implementação, que começa em 27/2, o DED+ estará disponível para funcionalidades de uso dos professores. Gestores e especialistas terão acesso às funcionalidades específicas para uso de suas funções em breve, além da liberação de novas ferramentas para os docentes.
“Vamos ter um processo de escuta dos especialistas e da gestão escolar para garantir que a gente vai entregar um módulo que seja tão útil e tão intuitivo, quanto o que estamos entregando aos professores”, destaca Magno Torquette.
Até a data de liberação do acesso, professores serão cadastrados no sistema gradativamente e podem receber e-mails de confirmação.
A versão anterior do Diário Escolar Digital permanecerá disponível por meio do endereço www.ded.educacao.mg.gov.br.