20.5 C
Brasília
sexta-feira, novembro 22, 2024
Mais...

    Familiares de detentos poderão fazer cadastro para visitas em unidade mais próxima de casa

    A partir desta semana, familiares de pessoas privadas de liberdade poderão contar com a ampliação dos serviços dos Núcleos de Assistência às Famílias (NAFs). O projeto “Universalização dos NAFs” foi implantado visando viabilizar e facilitar o acesso ao credenciamento e à carteira de visitação necessários para adentrar em uma unidade prisional. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

    Com a ampliação, os parentes dos detentos conseguirão fazer o cadastro no NAF mais próximo de sua residência, e não mais na cidade onde o familiar esteja sob custódia, como era antes da universalização. Agora, todos os NAFs atendem a todas as unidades prisionais que são referenciadas pelos núcleos, independentemente de sua localização. Desta forma, para acessar o serviço, basta o interessado agendar por meio do site – Portal MG (www.mg.gov.br) – e aplicativo MG App, ir com a documentação necessária até uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), onde os núcleos atuam, e fazer a solicitação.

    Com a medida, os familiares dos custodiados evitam gastos financeiros com transporte e alimentação decorrentes do deslocamento para outros municípios, além de ganharem maior comodidade. “A integração desse fluxo faz com que o Estado promova aos cidadãos um atendimento humanizado e otimizado, trazendo muitos benefícios para os envolvidos”, destacou a diretora da Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel.

    Demanda

    A ação foi impulsionada após um estudo que apontou 70% das famílias dos detentos como residentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Assim, era preciso criar um serviço que atendesse esses parentes, viabilizando o credenciamento para visitas a unidades prisionais em outras cidades, e que não sobrecarregasse nenhuma Unidade de Atendimento Integrada (UAI) onde os NAFs atuam.

    Este foi um desafio travado no segundo semestre de 2022 pelos órgãos envolvidos, com a meta de ser entregue no primeiro semestre de 2023. A diretora de Assistência à Família do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), da Sejusp, Poliana Albino, comemorou o objetivo alcançado. “Foi um projeto que contou com muito empenho de todos. Hoje podemos dizer que está entregue, que estamos preparados para receber as famílias”, ressaltou. “A expectativa é atingirmos resultados satisfatórios que favoreçam ainda mais a manutenção dos vínculos familiares e afetivos entre os indivíduos privados de liberdade e seus familiares”.

    Sobre o NAF

    O NAF é a unidade responsável por atender os familiares de detentos em Minas Gerais, prestando um serviço humanizado e eficaz. Atualmente são 26 núcleos distribuídos pelo estado, e que funcionam mediante uma cooperação da Sejusp, por meio da Polícia Penal, com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência Central de Atendimento ao Cidadão, que coordena as Unidades de Atendimento Integrado.

    Além de oferecer e efetuar cadastramento e credenciamento para visitas social, social assistida e íntima, os NAFs também fazem a emissão de atestados carcerários, certidão de dias trabalhados, certidão de dias estudados, histórico escolar e certificados de conclusão de curso, bem como solicitação de assinatura de procuração e de reconhecimento de paternidade, entre outros.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES