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segunda-feira, maio 5, 2025
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    Governo de Minas lança Portal de Serviços e Atendimento da Receita e do Tesouro

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), lançou, nesta segunda-feira (5/5), o Portal de Serviços e Atendimento SEF – Receita e Tesouro.

    A plataforma utiliza o sistema CitiZen Relationship Management (CzRM) e chega para unificar os canais de atendimento presentes na estrutura do órgão. O site também vai modernizar, agilizar e simplificar as solicitações e o acompanhamento de demandas feitas pelos cidadãos e empresas.

    O acesso é pelo site da SEF (www.fazenda.mg.gov.br), nos menus “Serviços” ou “Atendimento”. Atualmente, a SEF oferece mais de 200 serviços de forma totalmente on-line. A pasta disponibilliza um vídeo tutorial novo portal neste link.

    Assistente virtual

    SEF-MG / Divulgação

    Além da busca pelos serviços e informações de modo intuitivo, o novo portal conta com o atendente virtual Zé, que está pronto para resolver a maior parte das questões. Caso ele não consiga solucionar a demanda, o atendimento é direcionado para a unidade fazendária responsável pelo serviço.

    O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, explica que cerca de 700 servidores fazendários foram capacitados na plataforma para compor a força-tarefa de atendimento.

    “O novo portal permitirá a migração do nosso atendimento de um modelo artesanal para um modelo sistêmico. Esta ferramenta vai permitir monitorar o atendimento, aumentar a produtividade individual e implementar melhorias contínuas”, declara o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

    Novidades

    Das novidades trazidas, o menu “Base de Conhecimento” organiza em uma página os comunicados e as últimas notícias da SEF/MG; o menu “Serviços” apresenta as categorias com os serviços relacionados; o “Minhas Solicitações” traz o andamento das demandas; e o “Meus Agendamentos” possibilita ao contribuinte escolher datas e horários disponíveis para o atendimento humano virtual ou presencial.

    Entre os cards de serviços, o “Cadastro de Procuração” é um exemplo de inovação, em que podem ser cadastrados responsáveis legais para administrar as solicitações dos contribuintes pessoas jurídicas, um passo significativo para a transparência nas relações com o Governo de Minas.

    O afunilamento dos antigos canais de atendimento — Fale com a AF IPVA e TRLAV, Fale Conosco, e-mails, telefones e outros — no novo portal também sistematiza o registro de todos os processos, o que possibilita à SEF/MG o aprimoramento da prestação dos serviços aos cidadãos e contribuintes em uma única plataforma.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

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