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sexta-feira, julho 5, 2024
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    Governo e Unicef lançam campanha de apoio à formação de estudantes do ensino médio para o mundo do trabalho

    A iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), do Fundo das Nações para a Infância (Unicef) e o Governo de Minas Gerais, está iniciando a campanha “Um Trem para o Futuro”. Até 27/9, representantes escolares e educadores terão apoio da iniciativa para implementar os cursos livres do 1MiO, de forma a auxiliar os estudantes a pensarem seus projetos de vida e prepará-los para uma transição positiva da escola para o mundo do trabalho. Para acessar a campanha completa clique aqui.

    Em 2024, a campanha “Um Trem para o Futuro” apresenta dois desafios para reconhecer o trabalho das comunidades escolares mais engajadas nas formações da iniciativa. Na modalidade “Estações das Habilidades”, abertas para todas as escolas de ensino médio, o foco é formar o maior número possível de estudantes em cursos livres por escola. As unidades escolares que certificarem o maior número de estudantes nos cursos livres do 1MiO serão reconhecidas pela iniciativa.

    Já as escolas de Ensino Médio de Tempo Integral Profissional (EMTI Profissional), terão acesso a um desafio extra, o “Expresso para o Futuro”. Cada escola deve publicar no Instagram um vídeo (de até 1 minuto e 30 segundos) sobre as aspirações e demandas dos estudantes para pensar seus projetos de vida no mundo do trabalho e como a comunidade escolar pode apoiar nessa transição. Cada vídeo deve ser publicado com a hashtag #ExpressoParaOFuturo e inscrito pelo formulário disponível no regulamento do desafio. As comunidades escolares têm até o dia 27/9 para concorrer nas duas modalidades de desafios.

    “Convidamos todos os estudantes a acessarem a plataforma, realizarem os cursos e se qualificarem. A campanha estimula o diálogo por meio da produção do vídeo sobre como a comunidade escolar pode ajudar nos projetos de vida em relação ao trabalho. Esperamos que todos possam participar, pois é uma grande oportunidade”, afirma a coordenadora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.

    “Essa chance de aproximar as juventudes de Minas Gerais da Plataforma 1MiO é muito importante para nós. Trabalhamos para construir um ecossistema de formação profissional com cursos livres e oficinas de projeto de vida, cuidadosamente pensados para apoiar adolescentes e jovens nessa transição da escola para o mundo do trabalho”, explica a oficial do Unicef, Juliana Sartori.

    As atividades da 1Mio são desenvolvidas em parceria com os estudantes público-alvo da iniciativa. “Toda essa campanha foi construída a partir de escutas com estudantes e educadores da rede pública, por isso consideramos fundamental reconhecer o engajamento das comunidades escolares que mais formarem jovens e se engajarem nas oficinas”, concluiu.

    Além do reconhecimento para gestores escolares, educadores e estudantes, a iniciativa 1MiO tem trabalhado para gerar oportunidades de aprendizagem, estágio e emprego formal junto a empresas parceiras do estado mineiro. Essa articulação do setor produtivo deve gerar oportunidades de emprego para adolescentes e jovens em todo o estado.

    Sobre a 1Mio

    O 1MiO é uma parceria entre as Nações Unidas, governos, empresas privadas e organizações civis que se unem com o objetivo de proporcionar a jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais, conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego.

    Em Minas Gerais, a iniciativa conta com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

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