20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    Índice Ambiental Municipal pode ser acessado no Painel de Indicadores do Sisema

    Maior interatividade, agilidade e acessibilidade. Essas são as características que a consulta ao Índice de Desempenho Ambiental Municipal (Idam) passa a ter no Painel de Indicadores (Power Bi) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). A partir desta segunda-feira (26/6), é possível saber como está o desempenho ambiental das cidades de Minas, por meio de uma consulta simples, interativa, ágil e com capacidade para diversos cruzamentos de dados.

    A novidade é considerada uma forma de ampliação ao acesso de gestores e interessados nos desempenhos das políticas públicas de meio ambiente municipais. O Idam já está inserido na Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema, a IDE-Sisema, que reúne informações ambientais sobre o território mineiro. O relatório e o resumo executivo, assim como a planilha de indicadores, podem ser acessados no site da Semad e pelo catálogo de metadados da IDE-Sisema.

    “Agora, com o ingresso dessa ferramenta no Painel de Indicadores do Sisema, o acesso e entendimento do Idam ficou ainda mais amplo e simples, já que há a possibilidade de uso de filtros para os dados, o que facilita as buscas por informações. É uma forma de todos acompanharem o que tem sido desenvolvido nas cidades em prol do meio ambiente”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

    De acordo com a diretora de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Cecília Siman Gomes, o painel permite ao usuário uma “interação otimizada e dinâmica, já que possibilita o cruzamento e correlação dos indicadores que formam o Idam e a construção de análises comparativas variadas, em função dos objetivos do usuário.”

    Além disso, segundo Cecília, a plataforma permitirá a consulta dinâmica e correlata entre os indicadores do Idam, com resultados e análises comparativas de variáveis populacionais (faixas de população), de repasses institucionais (faixas de ICMS Ecológico) e indicadores econômicos (PIB Per Capita). É o caso, por exemplo, de uma busca por percentual de cobertura vegetal e de unidades de conservação municipais, faixas de ICMS Ecológico e o resultado no Idam Global.

    O Painel de Indicadores pode ser acessado por meio de um ícone localizado no rodapé e também a partir do menu lateral “Transparência”, ambos disponíveis em todos os sites que integram o Sisema.

    Idam

    Com 22 indicadores de desempenho ambiental municipal, o índice foi lançado em novembro de 2022 como maneira de orientar os municípios e apoiar o Estado de forma regionalizada para adoção de políticas públicas ambientais. A ferramenta é de responsabilidade da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA) e conta com a colaboração de membros de outras casas do Sisema.

    Entre os 22 indicadores selecionados para compor o Idam estão: licenciamento ambiental municipal, plano municipal de saneamento, consumo médio de água per capita, autorização para intervenção ambiental, fundo municipal de meio ambiente, pagamento por serviços ambientais, entre outras variáveis pontuadas na escala de zero a um.

    Resultados

    Com os resultados do Idam, que serão mensurados anualmente, os municípios poderão identificar fragilidades e planejar ações de forma assertiva. No âmbito do Estado, auxilia na proposição de diretrizes e na execução de orientações mais direcionadas para ganhos no desempenho ambiental dos municípios. Conforme o superintendente Diogo Franco, o rol de entregas do Idam otimiza as análises ambientais municipais e regionalizadas por diversas instâncias do poder público, pela sociedade e academia, possibilitando uma maior compreensão do desempenho ambiental dos municípios mineiros e sua distribuição no território. É uma oportunidade para fomentar ações e políticas para a melhoria do desempenho ambiental dos municípios e, assim, do estado.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES