O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (6), alerta de chuvas intensas em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país neste fim de semana. Segundo o Inmet, também há previsão ventos intensos e riscos de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.
No sábado (7) e no domingo (8), a previsão indica volumes significativos de chuva em seis estados, entre os quais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, acrescenta o instituto.
As chuvas intensas estão sendo provocadas pelo fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que teve início na noite de quarta-feira (4) e é responsável pela criação de nebulosidade nas regiões afetadas.
O Inmet recomenda que a população fique atenta aos avisos meteorológicos e siga a orientação da Defesa Civil das regiões afetadas.
Proteja-se
Para se proteger e, principalmente, se prevenir de acidentes que possam ser provocados pela força das águas. Entre as principais dicas da Defesa Civil de Minas Gerais estão:
Nunca se abrigue embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que possam apresentar risco de quedas;
Evite trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras;
Não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos;
Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular;
Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
Evite tomar banho durante a tempestade.
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, as chuvas intensas em diversas regiões do estado vão até segunda-feira (09/01).