20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    Junho Vermelho: Ipsemg reforça importância da doação de sangue para salvar vidas

    A doação de sangue é um gesto importante para os hospitais, pacientes e sociedade, pois garante uma assistência adequada ao cidadão que pode precisar de transfusão sanguínea.

    “Infelizmente, nossos estoques ficam pequenos, por vezes prejudicando o atendimento de beneficiários que procuram atendimento no hospital” conta o médico e responsável técnico da Agência transfusional do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), Cleder Araújo.

    Para conscientizar a população sobre a importância de as pessoas doarem sangue, ação que pode salvar vidas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu 14/6 como o Dia Mundial do Doador de Sangue.

    Reforço

    A data ganha força com a campanha “Junho Vermelho”, cujo objetivo é ampliar as doações e criar a consciência da oferta segura de sangue, além de oportunidade para reconhecer a ação dos doadores já existentes.

    “A necessidade do sangue é universal. O suprimento de sangue só pode ser garantido por doações regulares e voluntárias, que devem ser feitas o ano todo”, ressalta Cleder.

    Ele ainda salienta que “a quantidade de sangue retirada é mínima, e não compromete a saúde do doador, mas pode fazer a diferença entre a vida e a morte do paciente”.

    No HGIP, hospital de alta complexidade da rede Ipsemg localizado na capital mineira para atendimento aos beneficiários, bolsas de sangue recebidas por doação são utilizadas em situações emergenciais, procedimentos cirúrgicos, suprir a demanda hospitalar e em tratamentos de doenças complexas.

    Seja doador

    A instituição responsável pelas coletas de sangue do Ipsemg é a Hemoservice, que atende mais de 20 unidades entre hospitais e clínicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

    Os requisitos básicos para doar são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar bem descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.

    Para realizar a doação é possível agendar pelo site do Hemoservice. É possível também realizar sua doação na Fundação Hemominas, que atende outras regiões de Minas Gerais.

    Se você não pode ser doador, ajude divulgando a causa para quem pode. Sua atitude pode fazer diferença na vida de alguém.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES