20.5 C
Brasília
domingo, novembro 24, 2024
Mais...

    Live ensina como pensionista do Estado pode fazer Prova de Vida Digital

    O Governo de Minas Gerais promoverá, nesta quarta-feira (31/5), a partir das 15h, a live “Novo Sistema da Prova de Vida Digital”. O evento, aberto ao público, é voltado a pensionistas do Estado. A transmissão será pela plataforma Microsoft Teams. Para acessar, clique aqui.

    O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), em parceria com Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e governo federal. Para apresentação do novo sistema, foi elaborado cronograma de forma a atender aos públicos distintos, a começar pelos pensionistas.

    Na live desta quarta-feira, haverá apresentação do gerente de Conformidade Previdenciária do Ipsemg, Marcelo Soares, com a participação do chefe de Gabinete da SEF/MG e presidente do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev), Reges Moisés, além do diretor de Previdência do Ipsemg, Diogo Soares Leite, e da gerente de Pensões do Instituto, Eliane Rocha.

    No mesmo evento será apresentada nova cartilha sobre o sistema, implantado em 2023. A cartilha é um importante documento, elaborado pelo Coprev, com as principais informações sobre a Prova de Vida Digital. Também haverá um momento para responder as perguntas dos usuários sobre o assunto.

    Outras duas lives, voltadas aos aposentados e às unidades de RH do Estado, serão realizadas futuramente, em datas a serem divulgadas em breve.

    Como funciona

    O projeto Prova de Vida Digital é iniciativa da então Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência e foi cogitado na 74ª reunião ordinária do Conaprev, realizada em Belo Horizonte, em 2022.

    Em função do grande número de municípios e extensão territorial de Minas Gerais, o recadastramento/Prova de Vida é sempre um desafio do Regime Próprio de Previdência (RPPS) para prestar atendimento de qualidade para os mais de 280 mil aposentados e pensionistas, mesmo sendo ele realizado por meio das agências do Itaú e pelas unidades regionais espalhadas pelo estado. Isso sem mencionar os aposentados e pensionistas que residem em outros estados e no exterior (EUA e Europa).

    A ideia com a Prova de Vida Digital é dar oportunidade e oferecer mais comodidade e segurança para os segurados, evitando deslocamentos desnecessários até uma unidade de atendimento e ou agência bancária, além de simplificar o processo para os que residem fora do país, que até então precisavam ir até um consulado ou embaixada brasileira.

    O projeto teve início em dezembro de 2022, com a relação dos pensionistas aniversariantes de janeiro de 2023, cerca de 3 mil beneficiários. Foi necessário informar e treinar o call center e as equipes internas, não apenas para orientar como fazer a Prova de Vida no aplicativo como também instalar e efetuar o cadastro no sistema gov.br.

    Registro

    Para realizar a prova de vida por meio do gov.br é necessário que os segurados possuam registro biométrico no TSE, Detran ou em alguma base federal (ou estadual acessada pelo gov.br).

    Uma vez enviado o arquivo e feito o processamento inicial pelo Cadprev/Dataprev, os segurados que possuem o gov.br instalado em seus celulares recebem notificação pelo aplicativo, indicando a necessidade de fazer a prova de vida relativa ao Estado de Minas Gerais.

    Para os que autorizam a Prova de Vida no aplicativo, é disponibilizada opção de realização do processo, que é bem simples e requer a ativação da câmera do celular.
    Para mais informações, após a live do dia 31/5 será possível acessar a cartilha digital na íntegra, no site da SEF/MG (www.fazenda.mg.gov.br).

    Projeto-piloto

    O Estado de Minas Gerais tornou-se o piloto do Sistema Prova de Vida Digital a partir do mês de dezembro de 2022. A ideia foi apresentada na 74ª Reunião Ordinária do Conaprev, em Belo Horizonte, e oficializada por meio de publicação oficial em portaria da União.

    Houve pouco mais de um mês para que a equipe responsável em Minas Gerais estivesse preparada para colocar o sistema no ar, em janeiro de 2023. Em pouco tempo de aplicação do sistema, o Estado teve retorno positivo de muitos segurados, incluindo de pessoas de fora do território mineiro e de acamadas que conseguiram fazer a prova de vida sem precisar se deslocar.

    Atualmente, alguns meses depois do início do uso do sistema, tudo está rodando corretamente e, agora, os segurados podem optar por fazer a prova de vida nos bancos, no Ipsemg ou pelo aplicativo.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES