O Governo de Minas Gerais promoverá, nesta quarta-feira (31/5), a partir das 15h, a live “Novo Sistema da Prova de Vida Digital”. O evento, aberto ao público, é voltado a pensionistas do Estado. A transmissão será pela plataforma Microsoft Teams. Para acessar, clique aqui.
O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), em parceria com Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e governo federal. Para apresentação do novo sistema, foi elaborado cronograma de forma a atender aos públicos distintos, a começar pelos pensionistas.
Na live desta quarta-feira, haverá apresentação do gerente de Conformidade Previdenciária do Ipsemg, Marcelo Soares, com a participação do chefe de Gabinete da SEF/MG e presidente do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev), Reges Moisés, além do diretor de Previdência do Ipsemg, Diogo Soares Leite, e da gerente de Pensões do Instituto, Eliane Rocha.
No mesmo evento será apresentada nova cartilha sobre o sistema, implantado em 2023. A cartilha é um importante documento, elaborado pelo Coprev, com as principais informações sobre a Prova de Vida Digital. Também haverá um momento para responder as perguntas dos usuários sobre o assunto.
Outras duas lives, voltadas aos aposentados e às unidades de RH do Estado, serão realizadas futuramente, em datas a serem divulgadas em breve.
Como funciona
O projeto Prova de Vida Digital é iniciativa da então Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência e foi cogitado na 74ª reunião ordinária do Conaprev, realizada em Belo Horizonte, em 2022.
Em função do grande número de municípios e extensão territorial de Minas Gerais, o recadastramento/Prova de Vida é sempre um desafio do Regime Próprio de Previdência (RPPS) para prestar atendimento de qualidade para os mais de 280 mil aposentados e pensionistas, mesmo sendo ele realizado por meio das agências do Itaú e pelas unidades regionais espalhadas pelo estado. Isso sem mencionar os aposentados e pensionistas que residem em outros estados e no exterior (EUA e Europa).
A ideia com a Prova de Vida Digital é dar oportunidade e oferecer mais comodidade e segurança para os segurados, evitando deslocamentos desnecessários até uma unidade de atendimento e ou agência bancária, além de simplificar o processo para os que residem fora do país, que até então precisavam ir até um consulado ou embaixada brasileira.
O projeto teve início em dezembro de 2022, com a relação dos pensionistas aniversariantes de janeiro de 2023, cerca de 3 mil beneficiários. Foi necessário informar e treinar o call center e as equipes internas, não apenas para orientar como fazer a Prova de Vida no aplicativo como também instalar e efetuar o cadastro no sistema gov.br.
Registro
Para realizar a prova de vida por meio do gov.br é necessário que os segurados possuam registro biométrico no TSE, Detran ou em alguma base federal (ou estadual acessada pelo gov.br).
Uma vez enviado o arquivo e feito o processamento inicial pelo Cadprev/Dataprev, os segurados que possuem o gov.br instalado em seus celulares recebem notificação pelo aplicativo, indicando a necessidade de fazer a prova de vida relativa ao Estado de Minas Gerais.
Para os que autorizam a Prova de Vida no aplicativo, é disponibilizada opção de realização do processo, que é bem simples e requer a ativação da câmera do celular.
Para mais informações, após a live do dia 31/5 será possível acessar a cartilha digital na íntegra, no site da SEF/MG (www.fazenda.mg.gov.br).
Projeto-piloto
O Estado de Minas Gerais tornou-se o piloto do Sistema Prova de Vida Digital a partir do mês de dezembro de 2022. A ideia foi apresentada na 74ª Reunião Ordinária do Conaprev, em Belo Horizonte, e oficializada por meio de publicação oficial em portaria da União.
Houve pouco mais de um mês para que a equipe responsável em Minas Gerais estivesse preparada para colocar o sistema no ar, em janeiro de 2023. Em pouco tempo de aplicação do sistema, o Estado teve retorno positivo de muitos segurados, incluindo de pessoas de fora do território mineiro e de acamadas que conseguiram fazer a prova de vida sem precisar se deslocar.
Atualmente, alguns meses depois do início do uso do sistema, tudo está rodando corretamente e, agora, os segurados podem optar por fazer a prova de vida nos bancos, no Ipsemg ou pelo aplicativo.